Entrelinhas: por trás da farda

Programa do domingo (14) falou sobre a vida dos profissionais de segurança pública e o trabalho do programa Universal nas Forças Policiais (UFP)

O programa Entrelinhas, que foi ao ar na noite do domingo (14), mostrou como muitos policiais têm se tornado vulneráveis e reféns do estresse, chegando a tirar a própria vida. Ainda assim, a maioria dos agentes de segurança pública do País encara a violência e diversas situações de alto risco para salvar e proteger pessoas que nem sequer conhecem.

Entenda o contexto:

Segundo dados divulgados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o suicídio entre policiais civis e militares cresceu 55% apenas em 2021. Além disso, estudos apontam que, além do salário baixo, o excesso de trabalho e a dificuldade de estar próximo da família e amigos contribuem para o adoecimento mental dos policiais.

Entre janeiro de 2020 e abril de 2021, só a Polícia Militar de São Paulo aprovou  1.647 licenças por transtorno mental de seus oficiais — uma média de 102 licenças por mês. Mas por que os agentes de segurança pública se tornaram reféns de si mesmos?

O que estamos fazendo:

Mais de 6 mil voluntários do programa nacional de assistência social e espiritual Universal nas Forças Policiais (UFP) têm atuado em quartéis, batalhão, delegacias e instituições de segurança, com o objetivo de, por meio de palavras de fé e esperança, mudar essa triste realidade.

O Pastor Roni Negreiros, responsável pelo UFP em todo o País, comentou:

  • “Primeira coisa que precisamos entender é que o operador de segurança, seja ele qual for a força de segurança, mas, principalmente, aquele que opera a segurança pública de rua, que é o serviço final, não é autossuficiente. Aliás, o ser humano não é autossuficiente, então, qualquer hora ele vai se deparar com o problema da sociedade e em casa ele está com o mesmo problema”.
  • “Se faz necessário que saia da cabeça do operador de segurança os seus pensamentos, os seus ideais e achismos e entre a Palavra de Deus. Quando os pensamentos de Deus entrarem, aí, sim, ele vai se dominar”.
Resultado desse trabalho:

O Policial Militar Marcos Paulo Pinatti Méren e sua esposa, Edilaine Méren, viviam um relacionamento pautado em brigas e muitas mentiras.

Consequências das brigas:
  • Chegou a um ponto de Edilaine chamar a polícia para atender uma ocorrência dentro de casa.
  • De acordo com Marcos, por conta da pressão que sofria com as ocorrências, ele começou a beber, ir às festas e orgias para suprir um vazio que sentia.
  • “Nisso começaram a vir os pensamentos negativos e vontade de suicídio quando as coisas não davam certo”, lembrou ele.
Mas um dia…

Um Pastor da Universal foi palestrar no batalhão que Marcos atuava e a mensagem mexeu com ele.

Assista ao Entrelinhas na íntegra, saiba mais sobre o UFP e o testemunho de Marcos e Edilaine na íntegra:
Anote aí:

Participe, no domingo próximo, dia 21 de agosto, às 9h30, da homenagem de Condecoração e Consagração dos Heróis da Segurança, no Templo de Salomão, na Zona Leste de São Paulo, e em mais de 9 mil templos da Universal no País, onde os profissionais das forças de segurança receberão a valorização merecida e terão suas vidas presentadas a Deus.

imagem do author
Colaborador

Débora Picelli / Fotos: Reprodução