Entre a dúvida e a fé

Nova pesquisa conclui que mais da metade dos cristãos teve ou tem dúvidas sobre suas crenças. Entenda

Imagem de capa - Entre a dúvida e a fé

Entre os principais fatores daqueles que se esfriam e, mais tarde, se distanciam da fé, estão as constantes dúvidas em relação à sua crença e a Deus. Em pesquisa realizada pela Barna Group, nos Estados Unidos, é comprovado que mais da metade daqueles que se classificam como cristãos já teve ou tem frequentes dúvidas sobre sua concepção religiosa.

As principais razões para tal descrença:

  • experiências anteriores com uma instituição religiosa;
  • falta de fé;
  • conflitos no mundo e/ou o sofrimento humano;
  • a ciência.

O que a Bíblia diz:

Sobre a dúvida, no livro de Tiago capítulo 1 do versículo 6 ao 8 diz:

“Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa. O homem de ânimo dobre é inconstante em todos os seus caminhos.”

Sobre os versículos acima, Bispo Edir Macedo comenta:

  • Em nada duvidando. A oração realizada com fé e confiança é a que traz resultados. Quando existe algum sentimento de dúvida, por menor que seja, já é o suficiente para anular a fé, que se torna inoperante (Mc 11.23-24). O que duvida é comparado à onda do mar, que, agitada, se move de um lado para outro e não se pode acalmar. Ou seja, quem duvida não tem sossego nem paz em seu interior, porque é levado pelo vento do medo e da ansiedade e, assim, vive dominado pelas preocupações (Mt 14.31).
  • Ânimo dobre. A pessoa de ânimo dobre é aquela que vive e age segundo as circunstâncias e fica dividida entre a fé e a dúvida. Uma hora ela crê, outra, hesita; um dia ela obedece, outro, desobedece. Ela não assume sua fé no Senhor Jesus e, consequentemente, não possui uma fé definida. Assim, essa inconstância não lhe permite encontrar alegria e paz em meio às provações. Como resultado, se torna volúvel e indigna de confiança, pois vive na indecisão.

O que fazer:

Fortaleça a sua fé participando da Noite da Alma, todas as quartas-feiras, no Templo de Salomão. Ou procure uma Universal mais próxima de você (confira os horários e endereços)

imagem do author
Colaborador

Yasmin Lindo / Foto: iStock