Entenda por que você precisa resistir às investidas do diabo

A Palavra de Deus é clara quando diz que os cristãos jamais devem ter medo ou se render às propostas do mal

Imagem de capa - Entenda por que você precisa resistir às investidas do diabo

O cristão que pensa que o diabo desistirá de sua alma só porque se converteu está muito enganado. Uma vez que ele não pode atacar a Deus e não tem mais chance da Salvação, a luta dele para derrubar os filhos dEle é ainda maior. A tentativa dele é de agredir a Deus mesmo que indiretamente. Então, ele pressiona os escolhidos de diversas formas para que eles voltem ao pecado.

Mas a escolha de ceder às investidas do diabo é sempre de cada um. Você já deve ter lido ou ouvido falar da história de José do Egito. A Bíblia diz que ele foi o 11º filho de Jacó e o primeiro com Raquel. Ele era o preferido do pai e isso despertou a inveja dos irmãos que, motivados pelo ciúme, o jogaram em uma cova. Isso fez toda a família pensar que ele estivesse morto.

É preciso dizer não
O diabo deu muitos motivos para que José desistisse da fé. Ele tinha apenas 17 anos quando uma caravana de midianitas passou pelo local e o levou para o Egito para ser vendido como escravo a Potifar, que trabalhava para o rei, o Faraó.

O jovem era obediente e supervisionava a casa de seu amo. A esposa de Potifar se interessou por ele e começou a tentar
seduzi-lo. Só que José era temente a Deus e negou todas as investidas dela, porque sabia que era totalmente contra a vontade de Deus que ele se deitasse com uma mulher casada.

Furiosa, a esposa de Potifar se vingou e levou o marido a acreditar que José havia tentado dormir com ela à força. Potifar acreditou nessa mentira, ficou enraivecido e mandou José para a prisão.

É interessante verificar que mesmo que aparentemente tudo parecesse estar dando errado na vida do filho de Jacó, ele não desistiu da fé.

Vale lembrar que na prisão, mesmo naquele local hostil, ele foi abençoado por Deus e logo ocupou uma posição de destaque entre os presos.

Naquela época, era comum a interpretação de sonhos e ninguém foi capaz decifrar dois sonhos do rei do Egito e quem conseguiu foi José.

E, além de dar a ele a interpretação desse sonho, o Altíssimo também lhe concedeu sabedoria para que ele apresentasse um plano para o Faraó para que o Egito conseguisse superar os sete anos de crise.

“Depois disse Faraó a José: Pois que Deus te fez saber tudo isto, ninguém há tão entendido e sábio como tu. Tu estarás sobre a minha casa, e por tua boca se governará todo o meu povo, somente no trono eu serei maior que tu. Disse mais Faraó a José: Vês aqui te tenho posto sobre toda a terra do Egito. E tirou Faraó o anel da sua mão, e o pôs na mão de José, e o fez vestir de roupas de linho fino, e pôs um colar de ouro no seu pescoço.” (Gênesis 41.39-42). Depois de ter sido colocado no cargo de governador pelo Faraó, José se casou e teve filhos.

O verdadeiro servo
Deus deu a direção para todos os seus filhos quando disse: “Portanto, sujeitai-vos a Deus, resisti ao diabo e ele fugirá de vós.” (Tiago 4.7).

Isso significa que a única maneira possível de resistir ao diabo é se sujeitando a Deus, O obedecendo e confiando totalmente nEle.

O Criador é fiel e quer cumprir o sonho dEle em cada um de seus filhos, mas, para isso, é preciso que exista confiança, mesmo quando tudo ao redor parece conspirar contra isso.

A história da Igreja Universal do Reino de Deus e do Bispo Edir Macedo são exemplos disso. Veja que, desde sua criação, em 1977, até hoje, a Igreja e o Bispo foram – e são – alvos de fake news (notícias falsas) e de perseguições (que serão desvendadas no filme Nada a Perder 2, cuja estreia será no dia 15 de agosto, em todo o Brasil).

“Temos dois exemplos muito fortes que provam o que estamos falando: José no passado e o Bispo Edir Macedo no presente. E veja que a tática do maligno foi a mesma com os dois, pois, como se não bastassem todas as perseguições, escárnios e incredulidade dos que estavam mais próximos, o diabo, desesperado e incomodado com a evolução deles, conseguiu usar pessoas para jogar de maneira injusta os dois numa prisão”, comenta o Bispo Guaracy Santos.

Mas a tática não funcionou, porque tanto José quanto o Bispo Macedo nunca se desviaram do foco. “Eles deixaram claro com suas reações de confiança e perseverança que jamais iriam abrir mão de algo que Deus colocou dentro deles, pois seus sonhos não nasceram de intenção pessoal, mas de uma revelação de Deus. Ele tentou com José e não funcionou, repetiu com o Bispo e não funcionou e, com certeza, já deve estar fazendo o mesmo contigo. Porque o diabo não aprende, mas também não desiste”, concluiu o Bispo Guaracy.

Então, se você tem sido pressionado pelos problemas, pela injustiça ou se o diabo tem tentado soprar em sua mente pensamentos que o influenciam a praticar o que Deus condena, a frequentar ambientes que não são dEle ou de agir de maneira errada para conseguir um objetivo, resista e se apegue à Palavra de Deus. Ao fazer isso com certeza ele fugirá de você e sua bênção chegará.

Entenda de uma vez por todas que o mal não quer que você vença e fará de tudo para tirá-lo da presença do Altíssimo. Por isso, invista sempre na sua Salvação.

imagem do author
Colaborador

Ana Carolina Cury / Fotos: Gettyimages