Entenda a diferença entre o batismo nas águas e o batismo no Espírito Santo

Os dois, porém, são indispensáveis para a caminhada da vida cristã

Imagem de capa - Entenda a diferença entre o batismo nas águas e o batismo no Espírito Santo

A Bíblia, no livro de Atos 8:9-23, deixa claro que a pessoa que aceita o Senhor Jesus como Senhor e Salvador precisa passar tanto pelo batismo nas águas como pelo batismo no Espírito Santo. Pois, ambos são indispensáveis para o desenvolvimento da fé e para a caminhada cristã.

Contudo, ela também deixa claro a diferença entre um e outro, bem como, suas finalidades.

A passagem relata que um homem chamado Simão que era mágico e iludia as pessoas, depois de ouvir Filipe pregar acerca do Reino de Deus, creu e decidiu se batizar nas águas. Assim também muitas outras pessoas se arrependeram de seus pecados e aceitaram o batismo nas águas.

O Batismo nas águas resolve o seu passado

Aliás essa é a finalidade do batismo nas águas, explica o Bispo Adilson Silva: “O batismo nas águas resolve o seu passado. Então ao sair do batistério, desde que o batismo tenha sido feito com sinceridade, que a decisão da pessoa que se batizou tenha sido por arrependimento, ela sai uma nova criatura”.

Os apóstolos, pois, que estavam em Jerusalém, ouvindo que Samaria recebera a palavra de Deus, enviaram para lá Pedro e João. Os quais, tendo descido, oraram por eles para que recebessem o Espírito Santo (Porque sobre nenhum deles tinha ainda descido; mas somente eram batizados em nome do Senhor Jesus). Então lhes impuseram as mãos, e receberam o Espírito Santo. Atos 6:14-17

Pedro e João receberam a informação de que pelo trabalho de Felipe muitos haviam se arrependido e aceitado o batismo nas águas, então eles foram para lá com o intuito de orar para que essas pessoas também fossem batizadas com o Espírito Santo.

E Simão, vendo que pela imposição das mãos dos apóstolos era dado o Espírito Santo, lhes ofereceu dinheiro, dizendo: Dai-me também a mim esse poder, para que aquele sobre quem eu puser as mãos receba o Espírito Santo. Atos 6:18,19

Sem arrependimento o batismo nas águas não tem valor

Ou seja, nisto percebemos que na verdade Simão não havia se arrependido de seus erros, pois ele queria usar o Dom de Deus para se promover, como fazia com a mágica dele. Portanto, seu batismo nas águas não teve nenhum valor.

Mas disse-lhe Pedro: O teu dinheiro seja contigo para perdição, pois cuidaste que o dom de Deus se alcança por dinheiro. Tu não tens parte nem sorte nesta palavra, porque o teu coração não é reto diante de Deus. Arrepende-te, pois, dessa tua iniquidade, e ora a Deus, para que porventura te seja perdoado o pensamento do teu coração; Pois vejo que estás em fel de amargura, e em laço de iniquidade. Atos:6:20-23

“Ou seja, mesmo depois de ter sido batizado nas águas ele cometeu o que Pedro chamou de iniquidade. Iniquidade é o pecado projetado, é quando a pessoa planeja conscientemente pecar”, explica o Bispo Adilson.

É preciso haver morte e ressurreição

Infelizmente é exatamente isso que acontece com muitas pessoas que estão na igreja. Elas se batizaram nas águas mas o batismo não foi válido, porque, em seguida, elas voltaram às mesmas práticas pecaminosas que fazia antes.

Porém, a finalidade do batismo nas águas é resolver o passado da pessoa e fazê-la se tornar uma nova criatura. O problema, é que, depois, para se manter salva, ela precisa permanecer limpa, longe do pecado. Então, é aí que entra a necessidade do batismo com o Espírito Santo, pois é Ele que nos dá condições de vencermos as lutas, perseguições, tentações, tribulações e tudo mais que o diabo tentar usar para nos fazer abandonar a fé e voltar para o mundo.

O batismo com o Espírito Santo resolve o seu futuro

“Se a pessoa saísse das águas e morresse 10 segundos depois, não precisaria do Espírito Santo. É como o ladrão da cruz que se arrependeu na hora da morte. Mas se ele, depois de ter sido perdoado, tivesse tido a chance de sair da cruz, para que ele pudesse seguir em frente, teria que receber o Espírito Santo, porque sem Ele não há como vencer o mundo. Ser batizado com o Espírito Santo é estar 24 horas por dia com a sua mente em fusão com a mente de Deus, é estar cheio dos pensamentos de Deus”, esclarece o Bispo.

Portanto, se você tem dúvidas sobre ter recebido ou não o Espírito Santo é porque ele ainda não aconteceu. Pois, é impossível o Espírito Santo vir sobre uma pessoa e ela não se lembrar o dia e a hora que isso aconteceu. “Ele é o Espírito da Fé e quando Ele entra traz uma certeza absoluta de que Deus está contigo. E quando isso acontece há um gozo na alma, um prazer, uma vontade de rir e chorar ao mesmo tempo por saber que um tesouro incalculável foi colocado dentro de um vaso de barro”, destaca.

A partir de então você nunca mais vai depender da oração de ninguém, porque o Espírito Santo irá lhe guiar 24 horas por dia e você estará forte e preparada para outro batismo: o de fogo.

Jejum de Daniel

Se você deseja ter o Espírito Santo lhe dirigindo 24 horas por dia, participe do Jejum de Daniel, que teve início no último dia 2 de agosto e vai até 22 de agosto. Trata-se de uma oportunidade única para quem deseja ser selado com o Espírito Santo ou ser renovado por Ele.

imagem do author
Colaborador

Jeane Vidal / Fotos: Getty Images