Enfermos na Alma – Episódio 12: Glutonaria

Entenda por que comer em excesso é um problema espiritual

Imagem de capa - Enfermos na Alma – Episódio 12: Glutonaria

Comer é um dos grandes prazeres da vida, mas fazer isso em excesso além de causar danos físicos, demonstra problemas espirituais que desagradam a Deus. 

A gula e o ato de comer exageradamente já era visto na época dos romanos, que viviam em glutonaria, se fartavam até passar mal e depois vomitavam tudo para conseguir continuar comendo.

Nos dias atuais, diversos transtornos alimentares estão relacionados à gula e essa compulsão necessita de tratamentos psicológicos. Porém, isso vai além do físico e possui origem na alma.

A colunista Núbia Siqueira explica que a raiz deste pecado está na insatisfação e na insensibilidade de querer mais quando não há necessidade. “Além disso, a fome emocional tem sido a causa de muitos excessos na alimentação. E todo excesso acaba por custar caro no futuro”, refletiu ela.

Daí acarretam ainda mais problemas, inclusive na saúde do corpo, como obesidade e diabetes. Núbia continou esclarecendo que apesar desse assunto ser pouco abordado, a glutonaria é um pecado como qualquer outro. “Não é agradável tratar desse assunto, por isso, quase nunca se ouve falar da gula. Porém, este é um pecado que precisa de arrependimento, tanto quanto a mentira, a inveja ou o roubo”, orientou.

Por fim, não é errado sentir prazer em comer, o erro está no exagero. Pois, até mesmo na Bíblia, Deus destaca a alegria de ver os Seus Filhos desfrutando do melhor desta terra. Veja o que diz a Sua Palavra:

“Não há nada melhor para o homem do que comer e beber, e fazer com que sua alma goze do bem do seu trabalho. Também vi que isto vemda mão de Deus.” Eclesiastes 2.24

Assim, encontrar o equilíbrio entre o prazer em comer e não cometer excessos é indispensável. Entenda mais sobre o tema, no episódio Enfermos na Alma desta semana:

 

Assista também os episódios anteriores:

Episódio 1: Vaidade

Episódio 2: Inveja

Episódio 3: Hipocrisia

Episódio 4: Medo

Episódio 5: Ansiedade

Episódio 6: Dúvida

Episódio 7: Maus olhos

Episódio 8: Luxúria

Episódio 9: Falso Testemunho

Episódio 10: Mágoa

Episódio 11: Orgulho

imagem do author
Colaborador

Isabel Tavares / Foto: iStock