Enfermos na Alma – Episódio 11: Orgulho

Confira o novo episódio e aprenda a se livrar dos sinais de um coração soberbo

Imagem de capa - Enfermos na Alma – Episódio 11: Orgulho

É possível afirmar que nunca se viu um tempo onde se propaga tanto o amor próprio. Mas, até onde isso é realmente válido e saudável? Mesmo que todos precisem de uma dose de amor próprio, para as pessoas orgulhosas isso vai longe demais. 

Inclusive, as redes sociais, a cada dia, têm alimentado essa perspectiva centrada em si mesmo. Quanto mais curtidas e seguidores, mais o sentimento de soberba e arrogância cresce e se alastra. Porém, esse é apenas um exemplo de como o orgulho é perigoso. Pois, em essência, ele se trata do louvor próprio e da sensação de ser superior aos outros, inclusive a Deus.

A verdade é que ninguém nasce orgulhoso, como considerou o Bispo Renato Cardoso em uma publicação do seu blog, porém, houve um momento em que as pessoas se apaixonaram por si mesmas. “Elas começaram a admirar muito mais suas próprias qualidades do que as de outras pessoas, a ponto de desprezá-las ou achá-las inferiores”, refletiu.

Reconhecendo atitudes orgulhosas

Você pode até afirmar com palavras que não é uma pessoa orgulhosa, mas, as suas atitudes provam isso? Uma pessoa com esse sentimento dentro de si não sabe reconhecer que está errada e pedir desculpas, simplesmente pelo fato de a outra pessoa também ter errado.

As atitudes banhadas de orgulho podem parecer sutis no dia a dia, mas foi assim que tudo começou lá no céu. Quando Lúcifer, de forma imperceptível, começou a se sentir melhor e maior do que o próprio Deus. 

Desta forma, a Palavra de Deus já nos ensina que “o orgulho precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda”, como está escrito em Provérbios, capítulo 16, versículo 18. Então, o orgulho vem antes dos demais pecados, daí a importância incalculável de se manter humilde e com o coração puro, como o de uma criança, de acordo como é dito, também, na Bíblia.

“Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes”. Tiago 4:6

Entenda mais sobre os riscos de um coração soberbo, no episódio da série “Enfermos na Alma” desta semana:

Assista também os episódios anteriores:

Episódio 1: Vaidade

Episódio 2: Inveja

Episódio 3: Hipocrisia

Episódio 4: Medo

Episódio 5: Ansiedade

Episódio 6: Dúvida

Episódio 7: Maus olhos

Episódio 8: Luxúria

Episódio 9: Falso Testemunho

Episódio 10: Mágoa

imagem do author
Colaborador

Isabel Tavares / Foto: iStock