Endividamento: como superar a crise e retomar o controle da sua vida financeira

Dados do Banco Central mostram que o compromisso da renda familiar exige cautela

Imagem de capa - Endividamento: como superar a crise e retomar o controle da sua vida financeira

O endividamento das famílias brasileiras atingiu a marca de 49,3% da renda em outubro do ano passado, segundo dados recentes divulgados pelo Banco Central. Esse número representa um aumento de 1,2 ponto percentual em doze meses, sinalizando que quase metade do que o brasileiro ganha já está comprometido com dívidas. Embora existam sinais de estabilidade na inadimplência, o cenário atual exige atenção redobrada e uma mudança de postura para evitar que o orçamento saia definitivamente do controle.

Além disso, a porção do orçamento familiar comprometida especificamente com o pagamento de parcelas e juros subiu para 29,4%. Isso significa que, a cada R$ 100,00 que entram na casa, quase R$ 30,00 desaparecem antes mesmo de pagar as contas básicas de sobrevivência.

  • A saber, o Banco Central alerta que, apesar de uma leve acomodação nos últimos meses, os níveis de dívida continuam acima da média histórica.
  • Portanto, essa realidade reforça a necessidade de políticas mais rigorosas de concessão de crédito, especialmente em produtos de alto risco, como o cartão de crédito e o cheque especial.

Dicas para não ser escravo das dívidas:

Bispo Jadson Santos, palestrante da reunião da Prosperidade com Deus e autor do livro 50 Tons para o Sucesso, dá alguns aconselhamentos para quem deseja ter uma vida financeira estabilizada. Confira:

  • Seja honesto: “Não tenha pressa para ganhar dinheiro, porque na pressa muita gente fez coisas desonestas. Vai devagarzinho, vai subindo degrau por degrau”.
  • Mude de atitudes: “O ser humano gasta sem perceber. Gasta tempo, gasta dinheiro, gasta saúde. Antes de pensar em alterar seu cardápio, em controlar seus gastos ou reorganizar seu tempo, você precisa entender o seu comportamento atual. Suas atitudes precisam sair do nível inconsciente, irracional e emocional e vir para o nível consciente “, afirma o Bispo.
  • Fuja de empréstimos: “Virou coisa normal fazer crediário e comprar parcelado. A ponto de algumas pessoas terem vários cartões de crédito e usarem até o limite de todos eles. Isso tem levado muita gente a endividamentos astronômicos. Para amenizar a situação, fazem as piores escolhas possíveis: pagam o mínimo do cartão, entrando no rotativo, usam o limite do cheque especial e depois fazem empréstimos para cobrir. Não caia nessa, ou você vai cavar um buraco com suas próprias mãos para se enterrar.”
  • Saiba dizer não: “Cuidado com quem se faz de vítima, vive endividado, pede ajuda financeira, mas continua entrando em empréstimos, parcelamentos e compras desnecessárias. Às vezes a melhor ajuda que você pode dar a essa pessoa é deixá-la sofrer as consequências de suas escolhas. Mesmo que pareça cruel, não é. Porque se ela não enxergar que precisa mudar a forma de pensar e de agir, nunca vai resolver seus problemas. E se, por exemplo, o seu “amigo” é daqueles que pede seu nome emprestado, não ceda. Nome é algo que não se empresta. Aprenda uma coisa: não seja fiador de ninguém. Mais vale o bom nome do que muitas riquezas. Zele pelo seu nome”.
  • Use a fé: “No reino de Deus, a moeda não é dinheiro. No reino de Deus, a moeda é a fé. Visto que o dinheiro dá condições de comprar o que já existe, mas é a fé  que traz à existência o que não existe. Por isso, mesmo que esteja endividado, falido, destruído, tenha perdido tudo e não saiba para onde fugir, pode usar esse poder dentro de você para se reerguer e conquistar ainda mais do que tinha antes.” 

Em conclusão: 

Você não precisa carregar o fardo das dívidas sozinho. Com o propósito de lhe ajudar a vencer o endividamento, acontece todas as segundas-feiras a reunião da Prosperidade com Deus. No Templo de Salomão, localizado na Avenida Celso Garcia, 605, Brás, São Paulo. Os horários são às 7h, 10h, 12h, 15h, 18h30 e, especialmente, às 22h.

Mais dicas:

Confira o vídeo do Bispo Renato Cardoso que alerta sobre o que Deus pensa sobre fazer empréstimos:

imagem do author
Colaborador

Da Redação / Foto: iStock