"Encontrei um histórico de pornografia no notebook do meu namorado"
No programa Escola do Amor Responde, a aluna Gabriela confessou ter ficado magoada com o namorado após descobrir que ele consumia conteúdos pornográficos na internet. Por mais que o companheiro tenha prometido deixar essa prática, ela não consegue esquecer o que ocorreu e pediu ajuda aos professores Renato e Cristiane Cardoso.
GABRIELA – Namoro há três anos e há uns seis meses encontrei um histórico de pornografia no notebook do meu namorado. Ele me prometeu não ver mais nada disso e, até agora, não encontrei mais nenhum conteúdo, mas não consigo esquecer o que ocorreu e fiquei magoada. Nós nos damos muito bem e ele sempre me agrada, mas queria saber o que posso fazer para esquecer o que aconteceu. Pretendemos noivar no ano que vem e estou muito feliz.
RENATO – Gabriela, você nunca vai esquecer o que aconteceu. É impossível. Inclusive, cabe destacar que homens que consomem pornografia e que, eventualmente, são descobertos pelas esposas ou namoradas causam um impacto na memória delas. É um trauma, assim como a traição. Imagine se um homem casado ou que tem uma companheira descobre que ela o traiu com outro homem ou que ela fantasiou ou sentiu prazer imaginando estar com outro homem na cama. Que impacto essa descoberta teria nele e no relacionamento? Certamente, esse homem se sentiria diminuído, inferiorizado, com ciúme e pensaria: “Poxa, não fui suficiente para a minha mulher e ela precisou buscar algo mais”. A mulher que descobre que o homem vê pornografia pode não falar mais do assunto, mas sempre vai estar com a “pulga atrás da orelha”, especialmente na hora do ato sexual, e se questionar: “Ele está pensando em mim ou naquelas mulheres que ele viu no conteúdo pornográfico?”
CRISTIANE – Gabriela, você disse que vai noivar, mas, antes, deve pensar na
consequência que seu namoro terá de enfrentar se isso acontecer de novo. Afinal, ele não contou para você o que aconteceu, ele não expôs o problema com a pornografia, você o descobriu. Você tem que ter um plano para o caso dele ver pornografia de novo e deve explicar a ele o que pode acontecer. Em vez de ficar com medo, você deve ser firme e falar que o perdoa, mas, caso isso aconteça de novo, haverá uma consequência. Deixe bem claro qual é a consequência e cumpra a sua palavra, pois, caso contrário, será muito fácil para ele repetir o erro. Se você não tivesse descoberto que ele via pornografia, será que ele teria mudado?
RENATO – O homem vai tratar a pornografia da mesma forma que a mulher dele trata o tema. Se a mulher pensa que isso é “coisa de homem”, ele tem licença da parte dela para praticar a pornografia. Mas o homem que sabe que a pornografia é uma traição para a mulher dele e que isso pode resultar no término do relacionamento vai tratar a pornografia como uma traição. É a mulher que tem o poder na mão. E nem todo homem vê ou depende da pornografia. Você, Gabriela, tem que decidir o que é pornografia para você: é algo aceitável, que você não gosta, mas tolera porque é “coisa de homem”? Ou é algo inaceitável? Avalie os seus padrões. Enquanto você não tiver uma posição firme sobre a pornografia, ela sempre vai fazer visitas ao seu relacionamento. A pornografia é para o homem o que é para a mulher: você tem que decidir o significado dela e colocar essa condição para o seu namorado. Essa é a nossa dica para você, Gabriela.
Saiba mais
Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Confira também os seus conteúdos no perfil @folhauniversal no Instagram.
Folha Universal, informações para a vida!
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo