Encontrando a Deus no Altar
O encerramento do Jejum de Daniel e a subida ao Altar daqueles que voluntariamente participaram da Fogueira Santa aconteceram nos templos da Universal de todo o mundo
Vivemos em uma era em que todos estão muito conectados por meio das tecnologias e, nesse cenário, um dos grandes desafios é lidar com a enxurrada de informações que chegam por todos os lados e tomam boa parte do nosso tempo. Por isso, se desconectar é o primeiro passo para que consigamos nos conectar com o que realmente é importante, como, por exemplo, a vida espiritual. Aliás, essa é a proposta do Jejum de Daniel, uma iniciativa da Universal que dura 21 dias.

Nesta edição, o Jejum de Daniel recebeu um nome especial: Face a Face com Deus, pois foi inspirado no encontro de Moisés com o Senhor no Monte Sinai. A técnica de enfermagem Ester Garcia, (foto abaixo) de 19 anos, conta que teve uma experiência sem igual: “foi uma renovação, algo a mais com Deus. A cada dia que passava, eu me aproximava mais dEle. Sem me ater às distrações, pude ouvir mais a Sua Voz e me fortalecer, pois com o Jejum de Daniel percebemos que as distrações não são tão necessárias e tomam um tempo que poderia ser mais bem aproveitado com Quem realmente importa”.

O encerramento do Jejum de Daniel ocorreu no dia 10 de dezembro. A data também foi marcada pela celebração da Santa Ceia e pela entrega dos sacrifícios voluntários de quem decidiu aliar o investimento na comunhão com Deus à Fé por meio da participação na Fogueira Santa da Revolta no Monte Sinai.
Buscando no lugar certo
O objetivo de todos os propósitos vividos na Universal é apenas um: que as pessoas busquem e recebam o Espírito Santo. Mas, apesar de o Espírito de Deus ser uma promessa a todos que creem em Sua Palavra, muitos encontram dificuldades em buscá-Lo e em recebê-Lo.
“Você não conhece a Deus tropeçando na rua. A pessoa conhece a Deus quando ela O busca, pois está escrito ‘buscar-me-eis e me achareis quando Me buscardes de todo o vosso coração’. Não é difícil entender por que a gente precisa buscar a Deus, pois o ser humano sabe buscar o que quer. Quando a pessoa quer droga, que é um item ilegal e que não se vende nas lojas, ela sabe onde buscar. Então, como uma pessoa espera encontrar a Deus se ela não O buscar?”, indagou o Bispo Renato Cardoso durante a reunião ministrada no Templo de Salomão, em São Paulo.
Em Salmos 43.3-4 está escrito: “Envia a Tua luz e a Tua verdade, para que me guiem e me levem ao Teu Santo monte, e aos Teus tabernáculos. Então irei ao Altar de Deus, a Deus, que é a minha grande alegria”. Aqui, o salmista iguala Deus e o Altar. Logo, o local onde se busca e se encontra o Altíssimo é o Altar.
Segundo o Bispo Renato, o Altar pode ser resumido em três pontos: ele é o jeito para quem não tem mais jeito, o lugar de transformação profunda e onde acontece a troca do eu por Deus. “O Altar é um lugar alto onde os sacrifícios são feitos; é onde a pessoa tem que se esforçar para chegar e ter um encontro com Deus.”
Para se achegar até o Altar e receber o Espírito Santo é necessário entregar a vida a Ele sem reservas, ou seja, se esvaziar de si mesmo, deixar de lutar com as próprias forças, deixar o passado e os achismos, crer no perdão de Deus, se render a Ele e estar disposto a se submeter à Sua Palavra. E o sacrifício é um caminho propício para isso, já que as pessoas se desapegam de tudo para se entregar a Deus – não apenas financeiramente, como muitos pensam, mas, entregando a própria vida com essa atitude.
O casal Monize Freitas, (foto abaixo) advogada, e Luiz Freitas, empresário, ambos de 38 anos, saíram do interior do Amazonas apenas para conhecer o Templo de Salomão. “Saímos da cidade de Boca do Acre para conhecer e participar da entrega do Jejum de Daniel no Templo de Salomão. Ao participar da reunião, entregamos o jejum e nosso sacrifício e fomos inundados pela Presença do Espírito Santo. Viajamos muitas horas seguidas, mas todo o esforço foi recompensado pela Presença do Altíssimo”, disse Monize.

A maior e melhor oferta
A Universal vive o mesmo Espírito em todos os seus Templos ao redor do mundo. O Bispo Edir Macedo, em viagem missionária, esteve no Templo dos Maiores Milagres em Lisboa, Portugal, onde destacou que não vale nada entregar ofertas materiais a Deus se não houver a entrega da vida.
“A oferta maior está dentro de você. A sua alma vale mais do que todo o mundo. Por ela, Jesus deu a vida dEle. Pela sua alma, Ele deu a alma dEle. Então, você tem uma oferta para dar e, obviamente, vai dar se quiser. Essa é uma decisão pessoal, como o casamento”, ressaltou o Bispo Macedo.
Nessa troca de uma alma aflita pela vida plena que Ele prometeu, o Senhor Jesus disse: “Recebereis o poder do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser- Me-eis testemunhas” (Atos 1.8). Para receber o Espírito Santo não é preciso merecimento, mas, sim, crença nessa e nas demais promessas registradas nas Sagradas Escrituras, além de fé e coragem para cobrar dEle o cumprimento dessa promessa.
O Bispo Renato lembrou que Deus disse a Moisés “sobe a Mim ao monte, e fica lá” (Êxodo 24.12) e afirmou que isso significa que agora é hora de permanecer no Altar. “Todos nós temos que viver no Altar, que é o lugar onde a vida está totalmente na dependência de Deus. Viva assim na sua mente, no seu coração, o tempo todo entregando a própria vontade, não fazendo o que quer, mas a Vontade de Deus. Isso é vida no Altar 24 horas por dia”, ensinou.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo