Emoções não tomam decisões

Imagem de capa - Emoções não tomam decisões

As emoções conduzem a más decisões. Essa é uma lição que você deve levar para a vida como um alerta, porque, normalmente, as emoções só se preocupam com o que estão sentindo no momento e nada mais. Elas são inconsequentes, não pensam um passo à frente, apenas no aqui e agora.

Você já deve ter ouvido alguém dizer: “Vamos fazer isso e depois pensamos como resolver”. Nesse momento, são as emoções falando e isso acontece em muitas outras situações. Qual é a área da nossa vida que está mais carregada de emoções do que nossas relações familiares ou amorosas, por exemplo? Não há. Você já deve ter ajudado um familiar financeiramente e ficado com dívidas ou ter conhecido alguém que se “apaixonou” e foi morar com o cônjuge só como uma alternativa para sair da casa dos pais. Foram as emoções que conduziram ambas as situações.

Diante disso, precisamos entender que as emoções não são ferramentas para tomar decisões. Elas podem até nos informar e o nosso cérebro deve levar em consideração o que sentem, mas não podemos agir somente por sentimento. Se você fizer isso, vai se arrebentar.

O coração humano se inclina ao que sente e, por isso, dentro do seu peito, figuradamente, você tem um inimigo que tenta levar você a tomar decisões erradas. O Próprio Senhor Jesus alertou sobre isso: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?” (Jeremias 17:9). E, de fato, todos já fomos enganados por ele, mas o que acontece depois que somos passados para trás? Normalmente, ficamos mais espertos, temos mais cuidado. A mesma coisa deve acontecer em relação ao coração.

Tenha cuidado: o coração é terrorista. Ele grita e usa todos os argumentos para fazer você agir pelo que sente na hora. E é por isso que você tem que fortalecer o seu lado espiritual, porque o racional você tem, mas nem sempre ele está no controle. A hierarquia humana deve ser, em primeiro lugar, o espírito (mente), que deve controlar a alma (coração), que guia o corpo. Se você bagunçar essa ordem, você será escravo das más decisões. Eu estou avisando: se você for sábio, ouça!

Saiba mais

Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Confira também os seus conteúdos no perfil @folhauniversal no Instagram.

Folha Universal, informações para a vida!

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso / Foto: Doucefleur/getty images