Emoções: boas, enganosas e ruins
Tema foi trazido para a Terapia do Amor de 29 de junho. Confira
Durante a 5ª fase do “Curso da Reconstrução do Eu 2.0“, no dia 29 de junho, no Templo de Salomão, que tem ocorrido nos encontros da Terapia do Amor (TdoA), o casal Bispo Renato Cardoso e Cristiane Cardoso complementou um assunto que foi abordado anteriormente: a razão e a emoção que Deus deu ao ser humano.
Por que isso é importante:
“Assim como se constrói uma casa, um edifício, você pode entender a reconstrução do seu eu. No novo eu, o que são essas coisas que estão por baixo (o encanamento do novo eu, o esgoto do novo eu, os fios do novo eu)? Aqui, por baixo, estão a nossa razão, a nossa capacidade de raciocinar e as nossas emoções. E você tem que saber dividir muito bem isso, não misturar essas coisas (como não se mistura água com eletricidade). Essas coisas têm seus devidos lugares”, explicou o Bispo Renato.
- Ele complementou que as emoções, no ser humano, não são de todo ruim (são elas que não nos deixam ser um “robô”). As emoções fazem com que nos importemos com nós mesmos e com o próximo. Mas elas podem ser categorizadas como “boas, enganosas e ruins”. É por isso que as emoções precisam ser guiadas pelas atitudes boas da nossa razão, da nossa inteligência, do nosso raciocínio.
- Igualmente, Cristiane apontou: “A emoção boa vem de um contexto. É o resultado. Muitas pessoas erram muito nisso, querem a emoção boa, associam a emoção boa com coisas que já aconteceram. Muitos falam que o casamento estraga tudo, colocam a culpa no casamento, mas não é o casamento que estraga, são as pessoas que não estão fazendo as coisas certas”.
O que fazer:
“Se você quer se sentir bem, você tem que fazer o bem pela outra pessoa. E quando você faz o bem não tem a ver com ‘sentir’, tem a ver com ‘decisão’. Você faz o bem porque ama a pessoa e é o certo fazer isso por ela. Quando vocês fazem o bem um pelo outro, vocês têm boas emoções, bons sentimentos, como consequência”, ensinou o Bispo Renato.
Fique por dentro dos conteúdos da Terapia do Amor:
- A Terapia do Amor acontece todas as quintas-feiras, às 7h, 10h, 12h e 15h na Catedral do Brás, na Avenida Celso Garcia, 499. E, às 20h, especialmente, no Templo de Salomão. Mas você também pode participar em uma Universal mais próxima (consulte o endereço aqui).
- Você também pode acompanhar os conteúdos do site oficial da Terapia do Amor. Além disso, em cada Universal há um grupo de voluntários (Auxiliares da Terapia do Amor) que poderá te ajudar com mais informações.
- Esta palestra e as anteriores podem ser encontradas na plataforma de streaming Univer Vídeo.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo