Em qual mundo o seu filho vive?

Confira o ensinamento deixado pelo casal Renato e Cristiane Cardoso, em transmissão direto do Templo de Salomão

Imagem de capa - Em qual mundo o seu filho vive?

Durante reunião transmitida direto do Templo de Salomão, no dia 21 de março último, o Bispo Renato Cardoso e sua esposa, Cristiane Cardoso, falaram sobre os dois mundos que as crianças e os adolescentes vivem, nos dias de hoje, e o perigo que um deles, em especial, apresenta para os jovens (filhos), e para muitos adultos (pais) também.

“Existe o mundo real, que é o que todo nós conhecemos, e crescemos nele; este mundo que a gente vê e toca, anda, vai e volta. E, existe o mundo virtual, que é o mundo que surgiu para as massas nos últimos vinte e pouco anos. Aquele mundo que não tem fim (…) as pessoas entram em outro mundo quando navegam na internet”, disse o Bispo.

Ele ainda explicou que inclusive adultos têm dificuldades para lidar com tudo que é oferecido no mundo virtual: “Não há cérebro humano, não há tempo para uma pessoa sequer consumir tudo o que há disponível na internet e lidar com a gama de informações, não só positiva, mas, principalmente, com o lixo que há na internet. Se nós, adultos, não temos capacidade emocional, mental e tempo para lidar com tudo isso, imagina uma criança ou um adolescente…”, refletiu.

Outros conteúdos ficcionais

Então, Cristiane pontuou que esse problema não se limita apenas à internet, mas também a outros conteúdos ficcionais que os filhos tendem a ficar assistindo, sem o controle dos pais que, por sua vez, pensam que, assim, os filhos estão quietinhos e seguros dentro de casa.

“É um mundo desconhecido, que muitos pais não têm dado muita atenção. (O seu filho) fica ali assistindo a filmes, vídeos, séries, e ele está ali também vivendo um mundo virtual. Porque é tudo ficção, é tudo uma coisa que não está na realidade dele e ali ele está se alimentando. Quando você vê uma criança cheia de raiva, às vezes, até com vontade de morrer, se cortando, deprimida, tendo comportamentos estranhos, de onde ela está pegando isso? Porque em casa, ela não vê os pais com raiva. Então, está pegando de outros mundos, porque o mundo virtual tem vários mundos dentro dele”, declarou.

O que os pais devem fazer

De acordo com o Bispo Renato, os pais devem tomar as decisões que acham mais pertinentes para a sua casa, para a sua família. Mas, alertou que proibir não é um caminho viável.

“A proibição, normalmente, promove mais ainda a curiosidade e a criatividade da criança para burlar as proibições. Então, estamos falando de você limitar. Você, pai e mãe, que tem que guiar e acompanhar o que o seu filho está fazendo. Você tem que ter limites do que ele pode ou não fazer, para saber o que ele está ou não fazendo (…) Você pode entregar os pontos ou fazer o que a Palavra de Deus ensina: a prudência”, orientou.

E continuou: “O limite é uma coisa que as crianças e os adolescentes precisam aprender, não só com respeito ao celular e à internet, mas com respeito a tudo na vida. Não é brigar, proibir, gritar. É sentar, conversar, ouvir, orientar. Já que você não pode impedir que tantas vozes deste mundo cheguem até ele, então, converse com ele sobre essas vozes. A voz que tem que prevalecer na cabeça do seu filho é a sua. E, principalmente, que o seu filho se interesse em ouvir também a Voz de Deus”.

“E essa voz tem que ter autoridade. Você perde sua autoridade quando faz aquilo que fala para o seu filho não fazer. Seja o exemplo daquilo que prega. Viva o que você prega, para o seu filho te obedecer e respeitar aquilo que você está falando para ele”, completou Cristiane.

Assista ao vídeo abaixo com a mensagem na íntegra: 

Orientação para pais e filhos

Quer saber mais sobre o tema pais e filhos e receber orientação para o seu relacionamento familiar? Aos domingos, às 9h30, no Templo de Salomão, acontece a bênção para as famílias.

ATENÇÃO: entre os dias 15 de março e 11 de abril, em função da fase emergencial no estado de São Paulo, as igrejas não poderão realizar cultos presenciais nesse período. No entanto, os templos da Universal estarão de portas abertas para atendimento individual.

Você também pode acompanhar as reuniões que estão sendo transmitidas pelo Univer Vídeo, pelas redes sociais FacebookInstagramYouTube, pela rádio (Rede Aleluia) e pela programação TV Templo

Fique atento às recomendações e notícias aqui no Universal.org.

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: Reprodução