“Eliminamos a COVID-19”, anuncia Nova Zelândia

Primeira-ministra do país declara vitória sobre a pandemia

Imagem de capa - “Eliminamos a COVID-19”, anuncia Nova Zelândia

A primeira-ministra da Nova Zelândia Jacinda Ardern anunciou, na última segunda-feira (27), que o país eliminou a COVID-19. Há 28 dias não é registrado um novo caso da doença.

“Isso nos dá a confiança de que alcançamos o nosso objetivo de eliminar, o que nunca significou chegar a zero casos. E, sim, significa que nós sabemos onde nascem os novos casos da doença”, afirmou Ardern.

A Nova Zelândia registrou, ao todo, 1472 casos de COVID-19. Foram 1214 recuperados e 19 mortes. Conforme anunciou o Ministério da Saúde neozelandês, o país tem uma taxa de cura de 82%.

Boa notícia para o mundo

À CNN britânica, o professor Michael Baker, do Departamento de Saúde Pública da Universidade de Otago (Nova Zelândia), ressaltou que o caso neozelandês é uma lição para o mundo. Uma prova de que é possível vencer o vírus.

coronavirus nova zelandia (1)

Baker conta que a localização insular da Nova Zelândia (foto ao lado) ajudou no combate à pandemia. Para ele, porém, os outros países também têm condições de alcançar o mesmo sucesso no combate à doença.

“Na Nova Zelândia houve uma maravilhosa conexão entre boa Ciência e liderança brilhante. E eu acredito que esses dois fatores, juntos, é o que realmente tem eficiência”, afirmou.

Essa não é a única boa notícia da semana. Wuhan, província chinesa onde a pandemia nasceu, anunciou no último domingo (26), que já não há pacientes internados por conta da COVID-19. Ali, há mais de 20 dias não há o registro de um novo caso. Clique aqui para ler como está a região.

imagem do author
Colaborador

Andre Batista / Fotos: Getty Images