Eleições 2022: a escolha do seu candidato influencia o seu bolso também

Há um tema importante que você deve considerar diante da urna

Imagem de capa - Eleições 2022: a escolha do seu candidato influencia o seu bolso também

Algo indiscutível é que as Eleições 2022 foram profundamente marcadas pela polaridade entre a direita e a esquerda política. Entretanto, longe das ideologias defendidas neste contexto, uma boa maneira de avaliar a qualidade das propostas de governos está nos resultados concretos apresentados (sobretudo, na área econômica).

Por que isso é importante:

Economia é uma área extremamente importante para se avaliar. Porque, pense por um instante: não importa a intenção e as ideias do candidato, se não há dinheiro, nada funciona. E, assim, as revoltas sociais começam a aparecer. Sem o sustento na mesa e com a queda da qualidade de vida, a população pode vivenciar cenas desastrosas. Por exemplo: saques aos supermercados, aumento de criminalidade, alto desemprego, manifestações pelas ruas e por aí vai. Diante disso, o melhor caminho é o pragmatismo. Analisar qual sistema funciona e qual não, na prática.

Pelos números:

É importante compreender que a paralização da economia durante a pandemia da COVID-19 trouxe efeitos colaterais para o momento presente. Entre eles, a inflação (as coisas ficando mais caras, basicamente) em todo o planeta. Com isso, países que estavam bem economicamente, começaram a cambalear. Mas, ao contrário do cenário internacional, o Brasil seguiu bem.

  • Segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI), o Brasil tem se destacado na região da América Latina e Caribe. A expansão do Produto Interno Bruto (PIB) foi estimada em 2,8%, neste ano. Algo próximo dos 2,7% que o Banco Central brasileiro já havia projetado. Isso foi uma superação do PIB durante a pandemia (o pior momento da história econômica do mundo moderno). Significa que o Brasil vai crescer mais do que os Estados Unidos (com previsão de 1,6%) e a estimativa para os países desenvolvidos (com 2,4%).
  • Em outras palavras, esse cenário positivo para o Brasil ajuda a trazer investimentos. As empresas se sentem seguras para abrir novos postos de trabalho e fazer a economia funcionar. Isso faz com que exista mais dinheiro em consumo, o que aquece mais ainda a economia (é um ciclo que se autoalimenta). Gerar riqueza é a resposta para as crises financeiras. Prova disso é que, de acordo com a Fecomércio-SP, as vendas no varejo paulista cresceram 11,3%, entre janeiro e junho deste ano. É o melhor resultado para o primeiro semestre desde 2008.
  • Para além de qualquer opinião subjetiva, é inegável que a economia do Brasil tem se desempenhado bem diante do cenário atual.
Conclusão:

No dia 30 de outubro, ocorrerá, em todo o país, o segundo turno para a eleição presidencial. A disputa está entre o atual presidente Jair Bolsonaro e o candidato Luís Inácio Lula da Silva. Por isso, compreenda a importância do momento em que estamos vivendo e do valor que tem o seu voto para o rumo do Brasil. Dados verdadeiros não escondem a realidade.

imagem do author
Colaborador

Da Redação / Foto: iStock