"Ele falou que já era para eu ter ido embora faz tempo"

Imagem de capa - "Ele falou que já era para eu ter ido embora faz tempo"

No programa Escola do Amor Responde, uma aluna contou aos professores Renato e Cristiane Cardoso que não sabe mais como lidar com o companheiro, que não lhe dá atenção e paquera outras mulheres na internet. Eles estão juntos há três anos e têm uma filha. A aluna teme o término da relação, apesar de supor que o parceiro não gosta mais dela.

Aluna – Eu tenho um relacionamento de três anos: estamos juntos, pode-se dizer casados, e temos uma filha. De um certo tempo para cá, vários acontecimentos têm me dado desgosto de continuar com essa pessoa. Ele não me dá atenção e descobri que ele fica dando em cima de várias garotas no celular. Quase não ficamos juntos e ele já falou para a mãe dele que nós dois não damos mais certo. Poucos dias atrás, eu falei para ele que não queria mais esse relacionamento e ele falou que já era para eu ter ido embora faz tempo. Eu fico triste porque temos uma filha. Para ser sincera, eu queria continuar com ele, mas acho que ele não gosta mais de mim. Estou com medo de desistir e me arrepender.

Renato – O problema começa com a frase do início, em que você afirma: “Pode-se dizer casados”. Nem você sabe em que tipo de relação está. A incerteza quanto a esse relacionamento se reflete em tudo o que toca a vida dos dois. Ele nunca se casou com você, então, para ele, tanto faz você ir embora ou ficar.

Cristiane – Você, aluna, pensa que o problema é não desistir do relacionamento, mas você está toda errada por causa desse pensamento de ir morar junto. Nessa relação não há compromisso nenhum, seu companheiro não olha para você como esposa, mas apenas como a mãe da filha que vocês não planejaram ter. Ele continua tendo o comportamento de um homem solteiro, vivendo a vida dele. Seu companheiro também está errado, mas ele está vivendo o que realmente propôs. Ele deve pensar: “Pelo menos estou sendo um pai para a filha dela”. A chegada da sua filha deve ter feito você pensar: “Agora vamos ser uma família”. Uma família, no entanto, começa com um compromisso e, por isso existem etapas: primeiro você namora, depois, noiva, e, por último, se casa. Compromisso é algo muito sério, é importante e tem que ser oficializado.

Renato – Onde há bagunça não pode haver amor. Veja a bagunça que está na sua vida, aluna. E o pior de tudo é que agora você tem uma filha, que não tem culpa de nada, mas tem que tolerar esse ambiente hostil.

Cristiane – Essa criança está crescendo em um lar em que ela aprende que família é o papai trair a mamãe e a mamãe ficar triste e brigar com o papai.

Renato – O amor, na sua essência, exige regras e limites. Por exemplo, quando você se casa com uma pessoa, você mesma se impõe o limite de não ter nenhuma outra além do cônjuge. Muitas pessoas não querem esse limite e, por isso, não se casam – ainda assim, elas querem alguém. Não é de se surpreender que o amor esteja se esfriando, se diluindo entre as pessoas, e isso acontece por causa da falta de ordem. Uma das funções de ter um relacionamento com Deus é prestar contas a Alguém superior e perfeito e, assim, aspirar aos valores dEle e se enquadrar nos Seus princípios. Veja que até Deus exige disciplina para ter um relacionamento conosco.

Cristiane – Você diz que tem medo de desistir e se arrepender. Está tudo errado nessa relação e você ainda tem medo de sair disso. Essa é uma imagem de quem nunca conheceu o que é uma família. Se você, aluna, não mudar, a sua filha vai crescer com o mesmo comportamento e as mesmas escolhas que você, pois ela não terá referência de família.

Renato – Você não precisa continuar insistindo nesse relacionamento e se humilhando para um homem que trai você. Esse é o seu erro. Reconheça isso e pare de errar. Pegue sua filha, volte para a casa dos seus pais ou toque sua vida sozinha. Se for necessário, vá à Justiça para que ele cumpra o papel de responsável pela criança e cuide do seu coração.

Cristiane – Aprenda a amar antes de entrar em um novo relacionamento. Não é outra pessoa que vai curá-la desse e, se você fizer isso, entrará em outro buraco igualzinho. Você precisa se curar e isso você pode aprender no livro Namoro Blindado.

Acompanhe o Escola do Amor Responde pela Rede Aleluia, de segunda a sexta-feira, às 6h30 e às 11h30, ou pelo site blogs.universal.org/renatocardoso/escola

Saiba mais

Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Confira também os seus conteúdos no perfil @folhauniversal no Instagram.

Folha Universal, informações para a vida!

imagem do author
Colaborador

Yasmin Lindo / Foto: gettyimages