Ela não termina o namoro por medo de magoá-lo

Imagem de capa - Ela não termina o namoro  por medo de magoá-lo

No programa Escola do Amor Responde, uma aluna de 22 anos pede ajuda para lidar com seu relacionamento. Ela namora há três meses com um rapaz e conta que, nesse período, já houve agressão física e verbal entre eles. Os dois resolveram buscar a Deus e a situação melhorou. Entretanto o sentimento que ela nutria por ele mudou e ela não o vê mais como futuro marido, mas apenas como amigo. Ela se sente culpada, pois ele se mudou para a cidade dela para que fiquem perto um do outro. Ela não sabe o que fazer.

Aluna – Tenho 22 anos e namoro há três meses um rapaz que já me agrediu verbal e fisicamente. Nós resolvemos buscar a Deus para solucionar esses problemas. Estou frequentando as reuniões da Terapia do Amor e aprendendo muito, mas não o vejo mais como meu namorado nem futuro noivo. Moro no centro de São Paulo e ele se mudou para cá para ficar mais perto de mim. Ainda estou com ele e me sinto culpada por tê-lo deixado sair de onde vivia. Preciso da ajuda de vocês.

Renato – A culpa não é o sentimento correto para ter como base de um relacionamento. Você está com ele pelo sentimento de culpa e porque o deixou sair do lugar em que morava para ficar perto de você. Com apenas três meses juntos vocês já decidiram morar perto um do outro. Você reconhece que errou e, provavelmente, está sendo orientada pelo Espírito de Deus. Agora que está com Ele em sua vida, Deus está mostrando a você o que não está certo. Você não pode ficar com sentimento de culpa e de pena e dizer que ele não quer terminar. A decisão é sua. Você tem que admitir o erro e terminar o relacionamento. Arranque o curativo, sinta a dor rápido e acabou, pois é melhor fazer isso do que ficar puxando aos poucos.

Cristiane – Você quer forçar algo que já não tem futuro, pois os dois começaram a buscar a Deus na mesma época e você conseguiu enxergar o próprio valor. A primeira coisa que acontece quando a pessoa busca a Deus é que ela vê seu próprio valor. Em geral, as pessoas que vão morar juntas em poucas semanas não se conhecem e não se valorizam. Elas entram em relacionamentos com agressões físicas e verbais e, no fundo, acham que merecem esse tipo de coisa. Agora você já reconheceu que pode ter algo melhor e sabe que tem potencial para ser feliz, mas não com esse rapaz. Pode ser que ele mude e se torne uma pessoa que a mereça, mas não agora. Se você não colocar um fim nesse relacionamento, pode ser que ele nunca mude, pois não vê necessidade de fazer isso. A sua decisão de colocá-lo para fora pode ser um fator para que ele decida mudar de vida.

Renato – A decisão é agora, desperte e não perca mais nenhum dia nesse relacionamento. Cada dia que você perde em um relacionamento errado representa dois dias perdidos: um dia de erro e um de oportunidade e em que você poderia estar se curando e aberta para outro relacionamento. Ou seja, você já perdeu seis meses da sua vida.

imagem do author
Colaborador

Kaline Tascin / Foto: Getty images