Doações de sangue diminuíram com a pandemia

Mesmo nesse período, a Universal não parou as ações em favor do próximo

Imagem de capa - Doações de sangue diminuíram com a pandemia

Hoje – 25 de novembro – é celebrado o Dia Nacional do Doador de Sangue, mas os hemocentros não têm muito a comemorar. Afinal, um dos trágicos efeitos da pandemia de COVID-19 no Brasil, foi a queda no número de doadores de sangue. Em 2020, o número era 10% menor do que em 2019, de acordo com o Ministério da Saúde. Em 2019, foram 3,27 milhões de doações. Já no primeiro ano da pandemia, no país, foram 2,95 milhões.

No ano passado, foram remanejadas 2.481 bolsas de concentrado de hemácias. Até junho de 2021 foram 185 bolsas.

Voluntários a postos

A Universal sempre mobilizou voluntários para grandes doações de sangue, inclusive durante a pandemia.

Este ano, não será diferente. No próximo sábado, 27 de novembro, voluntários da Universal se mobilizarão na campanha “Novembro Vermelho” para doar sangue, em todo território Nacional.

Em São Paulo, os interessados poderão doar nas dependências do Templo de Salomão, que está localizado na Avenida Celso Garcia, 605, no Brás, em São Paulo.

Até o momento, a campanha nacional já mobilizou mais de 2500 voluntários e estima que até o fim do mês, mais de 48 mil pessoas se coloquem à disposição dos hemocentros.

Atente-se

De acordo com o Ministério da Saúde, podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos, e que estejam pesando mais de 50 kg. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis.

Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente. Os requisitos para doar sangue é estar com bom estado de saúde.

imagem do author
Colaborador

Rafaella Rizzo / Fotos: iStock - Cedida