Dicas para cuidar do templo do Espírito Santo

Mais da metade da população brasileira está acima do peso. É possível reverter essa situação?

Imagem de capa - Dicas para cuidar do templo do Espírito Santo

No dia 10 de setembro foi celebrado no Brasil o Dia do Gordo. A princípio, a data visa combater o bullying que sofre quem está acima do peso. Entretanto, ela não pode servir como desculpa para que as pessoas descuidem de sua saúde.

É verdade que o padrão de beleza ditado pela sociedade, muitas vezes, menospreza os “gordinhos”. Ninguém deve se sentir pressionado a ter certa aparência por questões estéticas.

Já a relação com a saúde deve ser levada muito a sério.

Quase todo mundo obeso

No mundo inteiro, mais de dois bilhões de pessoas são obesas. Entre os brasileiros, esse número chega a 40 milhões de pessoas. O equivalente a 19% da população.

Esses números são do Ministério da Saúde, que também ressalta que, além da obesidade, o sobrepeso também é um problema por aqui. Mais de 113 milhões de pessoas sofrem com essa condição (cerca de 54% da população).

Infelizmente, os dados são mais alarmantes a cada dia. Consequência de as pessoas praticarem cada vez menos atividades físicas, dormirem cada vez pior e se alimentarem de maneira inapropriada.

Os problemas de estar acima do peso

Em reportagem publicada recentemente no Universal.org, o cardiologista Daniel Petlik fez o seguinte alerta: “O excesso de peso pode aumentar o risco de hipertensão, diabetes, infarto e vários tipos de câncer, como de mama, endométrio e intestino”.

Já a nutricionista Ana Kátia Rakovicius ressalta que a obesidade é mortal, porque “pode trazer doenças como diabetes, infarto, AVC, hipertensão, intolerância à glicose, entre outros”.

De fato, a obesidade causa mais ocorrência de alguns tipos de câncer do que o tabagismo. Confira a lista clicando aqui.

Um estudo publicado no British Medical Journal mostra que a obesidade afetava 105 milhões de pessoas em 1975. Hoje, ela afeta 640 milhões de pessoas no mundo inteiro. Caso o aumento proporcional siga o mesmo, 20% de todos os adultos do planeta serão obesos já em 2025.

Serão 1,6 bilhões de pessoas doentes, com força produtiva prejudicada e correndo risco de morte prematura.

Prejuízos ao templo do Espírito Santo

A Bíblia afirma:

“Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus”. 1 Coríntios 6.19:20

Em edição recente do programa Palavra Amiga, o Bispo Edir Macedo explicou que o corpo de todos os seres humanos – do passado, do presente e do futuro – já foram comprados por Deus. E o preço foi o sacrifício do Senhor Jesus.

Deus quer utilizar o corpo de cada pessoa para mostrar a Sua Graça. Mas, para que esse “negócio” seja concretizado, é preciso que cada um escolha entregar-se a Ele.

“A partir daí, quando a pessoa é comprada por Deus, na pessoa de Jesus, então Deus faz de seu corpo a Sua morada. Porque é a morada dEle”, afirmou o Bispo.

Desde então cabe a cada um cuidar desse templo do Espírito Santo. E como isso é feito? Respeitando o corpo e mantendo-o limpo e saudável.

Será que uma pessoa, sabendo o mal que a obesidade faz, pode se entregar a ela e a Deus ao mesmo tempo? A resposta é “não”. Quem está em uma condição insalubre, deve buscar ajuda para melhorar sua saúde. E, assim, honrar o templo do Espírito Santo.

E como fazer isso?

“Seu peso é determinado pela quantidade de comida que você come”, declarou à BBC inglesa David Curtis, professor do Instituto de Genética da Universidade de Londres. “Temos uma cultura que aceita pessoas sendo mais gordas e está se tornando a norma. Mas a única maneira de engordar é ingerindo mais comida do que você está queimando em suas atividades.”

Por isso, a primeira tarefa que alguém acima do peso precisa cumprir para restabelecer sua saúde é a reeducação alimentar.

“A primeira dica é deixar a preguiça de lado e reservar um tempo para fazer as compras e preparar alimentos naturais. Cada pessoa precisa pensar no que vai comer e oferecer às crianças”, afirma a nutricionista Andréa Marim.

De acordo com ela, “alimentos industrializados têm altos níveis de gordura, açúcar e sódio”. O que causa inflamações no corpo e, ao mesmo tempo em que aumenta o peso e a gordura, diminui a nutrição.

Outra atitude importante é implementar uma rotina de exercícios. Ana Kátia Rakovicius explica que “para pessoas de 18 a 64 anos, é necessário, no mínimo por semana, 150 minutos de exercícios aeróbicos de intensidade moderada. Ou 75 minutos de exercícios aeróbicos intensos. Para crianças de 5 a 17 anos, o ideal é mais de 60 minutos de exercícios aeróbicos moderados e intensos por semana.”

Dessa maneira, evitar o sobrepeso e a obesidade depende apenas de comportamento de cada pessoa. Você está pronto para mudar o seu? Clique aqui e conheça a história de pessoas de quem já venceram a obesidade.

imagem do author
Colaborador

Andre Batista / Foto: Getty Images