Desbrave a cidade dos filisteus nos dias de hoje

O podcast “Fora de Série” revelou curiosidades e descobertas arqueológicas sobre o local

Imagem de capa - Desbrave a cidade dos filisteus nos dias de hoje

No episódio especial, direto de Israel, o podcast “Fora de Série” conheceu o local onde habitavam os maiores inimigos dos israelitas, os filisteus, que está sendo retratado na atual temporada da série Reis.

Curiosidades sobre o local:

Desbravando esse cenário, o especialista em história bíblica, Miguel Nicolaevsky, contou à jornalista Ana Carolina Cury curiosidades inéditas sobre esse território. “É um lugar pouco visitado, onde escavações arqueológicas descobriram indícios interessantes, ligando a história dos filisteus e a história de Davi”, disse ele.

Veja algumas dessas descobertas:
  • A antiga cidade de Gate é hoje Tel Zafit e está localizada a 50km de Jerusalém, sendo o local onde viviam os principais inimigos de Israel. 
  • Os filisteus eram muito avançados em tecnologia, se comparados aos hebreus. Eles dominavam a fabricação do ferro e a navegação com comércio internacional, pois conheciam os idiomas de origem grega, facilitando as transações comerciais.
  • Os filisteus vieram de lugares como a Ilha de Creta, Ilha de Patmos e Chipre, proporcionando mais abrangência linguística. Já os hebreus vieram do Egito e só tinham como idioma o hebraico, da região da Mesopotâmia, sendo mais limitado em termos internacionais.
  • Essa diferença tecnológica dava aos filisteus vantagem estratégica com relação a Israel. Sendo assim, as descobertas arqueológicas realizadas comprovam como era a força bélica e também a cultura filisteia.
Relação entre Gate e Davi:

Além disso, o historiador Nicolaevsky explicou como esse local tem relação com Davi. “O evento mais incrível relacionado a esse lugar foi a vinda de Davi para o território inimigo, quando ele estava sendo perseguido por Saul. Ele pensou que este era o melhor local para Saul parar de persegui-lo”, contou.

A série Reis já tem mostrado a cidade de Gate e nas próximas temporadas irá mostrar em detalhes como foi esse período de Davi vivendo entre os seus inimigos.

Assista ao episódio completo para descobrir mais curiosidades: 

Anote aí:

O podcast “Fora de Série” seguirá nesta edição especial na Terra Santa, para revelar as descobertas arqueológicas e históricas sobre os temas abordados na superprodução da Record TV.

Para não perder os próximos episódios do “Fora de Série”, siga o perfil oficial no Instagram: clicando aqui. E assine o Canal no Youtube, ativando as notificações: clicando aqui. O podcast “Fora de Série” vai ao ar às terças e quintas-feiras, às 19h, no Youtube e depois fica disponível no Spotify e nas demais plataformas de áudios. 

E não perca a terceira temporada da série Reis: A Rejeição, de segunda a sexta-feira, às 21h, na tela da Record TV.

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: Reprodução