Depressão no Brasil: a pessoa deve aprender a conviver ou é possível vencê-la?

Dados de pesquisa apontam altos índices de depressivos no país

Uma pesquisa recente revelou as capitais brasileiras que têm mais homens e mulheres depressivas. E no geral, cerca de 11,3% dos brasileiros sofrem com depressão.

Por que isso importa:

Se sentir triste faz parte da vida de todo ser humano, mas quando essa tristeza não tem fim e se torna crônica, compromete a rotina e muda a forma da pessoa enxergar o mundo. Isso é depressão, uma doença psiquiátrica que afeta pessoas do mundo inteiro, com diversos sintomas físicos e comportamentais.

O que diz a pesquisa:

Confira o ranking realizado pela Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas, do Ministério da Saúde.

Ranking de mulheres com depressão nas capitais brasileiras:

  • 5º lugar – Porto Alegre com 19%
  • 4º lugar – Florianópolis com 20,8%
  • 3º lugar – Curitiba com 20,9%
  • 2º lugar – Campo Grande com 21,3%
  • 1º lugar – Belo Horizonte com 23%

Já entre os homens:

  • Menor índice de homens depressivos está em Belo Horizonte com 10,1%
  • Maior índice de homens depressivos está em Porto Alegre com 15,7%

O que dizem os especialistas:

Durante o programa Fala Que Eu Te Escuto, especialistas foram ouvidos a respeito desses altos índices de depressão. Veja:

  • “Uma pessoa com depressão terá diversos sintomas, além da tristeza, como distúrbios do sono, alteração do apetite e a falta de prazer pelas coisas, que incapacitam de realizar tarefas simples. Então, o paciente deve manter a esperança que esses sintomas vão desaparecer em algum momento e não se permitir ficar entregue a essa doença”, orientou a psicóloga Kathlen Soares.
  • “É necessário contextualizar esse quadro de depressão para entender quando ela surgiu e como surgiu. Pois existem tipos de depressão, por exemplo, ela pode ser causada pelo desequilíbrio de vitaminas e aminoácidos que agem no nosso cérebro, além de questões genéticas e crônicas e até mesmo devido a traumas”, disse a psicanalista Daniela Junqueira.

Clique aqui para assistir ao programa completo.

Anote aí:

O programa Fala Que Eu Te Escuto é exibido nas madrugadas da Record TV, com transmissão ao vivo também pelo Facebook. Sempre debatendo temas atuais e polêmicos.

Acompanhe a página do programa no Instagram para ficar por dentro dos próximos assuntos.

imagem do author
Colaborador

Isabel Tavares / Foto: iStock