De onde vens e para onde vais?

Medite nesta mensagem do Bispo Renato Cardoso

Imagem de capa - De onde vens e para onde vais?

A Bíblia nos conta a história de Agar, uma mulher egípcia que era escrava e vivia entre a família de Abraão e Sara.

Como a novela Gênesis tem mostrado em ricos detalhes, era importante no contexto de Abraão que ele gerasse filhos. Dentro da cultura da época, era permitido que a esposa entregasse uma serva para que ela desse à luz em seu lugar. Por ser estéril, Sara decidiu optar por este caminho. Entretanto, ao ter um filho de Abraão, que se chamava Ismael, Agar começou a ficar orgulhosa, esquecendo-se de que era apenas uma serva.

“Sabe aquela história de ‘subiu para a cabeça’? Pois é, subiu para a cabeça de Agar o fato de ela ter dado à luz o tão esperado filho de Abraão. Então, ela começou a desprezar sua senhora, Sara”, explicou o Bispo Renato Cardoso durante a programação Inteligência e fé, de 20 de abril.

Agar Gênesis

Por causa disso, Agar decidiu fugir, após se desentender com Sara. Ao chegar no deserto, um anjo apareceu e disse para ela:

“Agar, serva de Sarai, donde vens, e para onde vais?”. Gênesis 16: 8

“Note que o anjo, quando chamou o nome de Agar, já colocou logo após o seu nome a sua condição. Em outras palavras: você é serva de Sara, não se esqueça quem você é. Ele não quis dizer isso em um tom pejorativo. Era uma grande honra”, observou o Bispo, acrescentando que Abraão e Sara eram servos do Deus-Vivo.

Negando os próprios desejos

Igualmente, o Bispo Renato avaliou que muitas pessoas servem a Deus como Agar. Não há maior glória neste mundo do que servir ao Altíssimo. Mas a vida de servo de Deus é uma vida de sacrifício. A pessoa precisa negar a própria vontade. Entretanto, nem todos estão dispostos a fazer isso, como aconteceu com Agar.

“O servo, muitas vezes, tem que lutar contra as suas inclinações, seus instintos naturais. E isso não é fácil. Mas é o preço de servir a Deus. Se Agar quisesse continuar como serva, então ela tinha de manter o trato com o seu senhor e a sua senhora (Abraão e Sara)”, disse o Bispo.

Desse modo, o anjo estava lembrando Agar de onde ela veio, da situação difícil em que ela vivia como escrava, mas agora ela tinha a chance de viver entre a família que honrava a Deus. Porém, Agar estava desprezando aquilo.

Infelizmente, há pessoas que se esqueceram de onde vieram, da situação difícil que Deus as tirou. Nós não podemos nos esquecer de onde saímos, do que o Altíssimo fez por nós (mesmo sem merecermos).

Uma oportunidade

Portanto, não despreze a oportunidade que Deus está lhe dando de você pertencer à família dEle.

Se você se afastou da presença de Deus, volte enquanto há tempo. Nesse domingo, dia 25 de abril, em toda a Universal, ocorrerá o encontro Rompendo os Laços do Mal. Participe!

imagem do author
Colaborador

Da Redação / Foto: Reprodução Record TV