Datas lembram a importância dos cuidados e direitos dos idosos

Em 1º de outubro se celebra o 'Dia Nacional do Idoso' e o 'Dia Internacional da Terceira Idade'

Imagem de capa - Datas lembram a importância dos cuidados e direitos dos idosos

Em 1º de outubro se celebra o ‘Dia Nacional do Idoso‘ e o ‘Dia Internacional da Terceira Idade‘. Ambas as datas têm o objetivo de lembrar a necessidade de proteção e a importância dos cuidados com esta população. Além de conscientizar sobre questões do envelhecimento e dos direitos que os idosos possuem. A exemplo da garantia da preservação de saúde física e mental.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), idosos são as pessoas com mais de 65 anos em países desenvolvidos e mais de 60, nos países em desenvolvimento. No Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 29 milhões estão na terceira idade.

“A importância de ressaltar essas datas é também relembrar toda a contribuição que os idosos trouxeram para a sociedade. Pois, muitas vezes, os mais jovens olham para a terceira idade apenas como uma pessoa que envelheceu e nada mais possui para ensinar. Esquecendo-se que há toda uma jornada que eles passaram e transformações que foram realizadas por meio da vida de cada um”, comentou o Bispo Antônio Santana, responsável pelo grupo Calebe.

Projeto Ler e Escrever

O grupo Calebe, da Universal, presta assistência aos idosos promovendo atividades em diversas áreas como saúde, educação, esporte, lazer, cultura e cidadania. Além de oferecer apoio espiritual e psicológico. Também, incentivando uma interação social (familiar e comunitária) e levando as pessoas a tomarem atitudes que fortaleçam a sua fé.

“No Calebe, este grupo de pessoas da terceira idade é auxiliado em diversas áreas. Muitos são beneficiados com as atividades oferecidas por meio dos projetos, palestras, entre outros. Na parte espiritual, os idosos são levados a entender a importância de buscar a Deus e motivados a ser batizados com o Espírito Santo. Ademais, sempre participam de atividades espirituais que despertam esse envolvimento e interesse pela Obra de Deus”, contou o Bispo.

Recentemente, o Calebe realizou uma campanha nacional em prol da alfabetização da melhor idade, com o projeto Ler e Escrever.

Durante todo o mês de setembro, em alusão ao Dia Mundial da Alfabetização, o grupo estimulou o ensino daqueles que já fazem parte do curso, com atividades pedagógicas e aulas lúdicas, além da inclusão de novos alunos. Proporcionando uma aprendizagem mais acessível aos idosos.

“O projeto Ler e Escrever dá a oportunidade não apenas ao idoso, mas, também a todos que não tiveram oportunidade de estudar. Por meio desse projeto, sinto-me mais útil, principalmente, ao ver os alunos vencendo a cada dia seus desafios na leitura e escrita. Por isso é uma imensa gratidão”, disse a voluntária Maria das Graças Farias, 58 anos, do Calebe no Maranhão.

“Oportunidade de aprendizado à minha vida”

Conforme dados do IBGE, 18% dos brasileiros com mais de 60 anos são analfabetos. Por isso, com este projeto, o Calebe pretende iniciar a alfabetização de 10 mil idosos até o fim deste ano.

“Conhecer o projeto foi muito importante pra mim. Antes, por causa da vergonha, eu tinha medo de me socializar, por não saber ler e escrever. Hoje, eu estou muito feliz. Pois, por meio dos educadores e do meu esforço em aprender, já escrevo o meu nome sem dificuldades. Graças a Deus e ao projeto”, contou a aluna Severina, de 78 anos, do Calebe no Rio de Janeiro.

Atualmente, o projeto já está alfabetizando 3,1 mil idosos em salas de aula. Uma delas é a senhora Maria Iracema Fernandes, de 70 anos, aluna do Calebe no Ceará.

“Antes, eu não conhecia as palavras. Estou muito feliz, pois, agora, sei ler, escrever, e me comunicar com as pessoas. O grupo Calebe trouxe essa oportunidade de aprendizado à minha vida. Porque, mesmo nessa idade, fui capaz de adquirir conhecimento. Além disso, fui muito bem recebida e cuidada espiritualmente pelos voluntários”, declarou.

O projeto segue as diretrizes do Ministério da Educação como um curso livre, sem caráter de graduação, em qualquer nível. Ademais, todos os protocolos sanitários são observados nas aulas.

Calebe Brasil

Quer saber mais sobre o Calebe e participar do grupo? Acompanhe as novidades por meio da rede social Instagram, bem como por meio do Facebook.

Ademais, o projeto disponibiliza um número nacional – Whatsapp (11) 2178-1191 – para ajudar os idosos que estão precisando de uma orientação.

Além disso, acesse também o canal do Calebe no Youtube.

imagem do author
Colaborador

Redação / Fotos: Istock e cedidas