Crianças e adolescentes apresentam sintomas de ansiedade ou depressão na pandemia

Pais devem ficar alerta e podem mostrar aos seus filhos como a fé é uma ferramenta eficiente no combate às aflições da alma

Imagem de capa - Crianças e adolescentes apresentam sintomas de ansiedade ou depressão na pandemia

A infância e a adolescência são etapas da vida de uma pessoa quando ela vai desenvolvendo a sua identidade, na convivência com os amigos e grupos dos quais participa, e estabelecendo comportamentos que levará para a vida adulta. Nestas fases, a maioria das crianças e dos adolescentes apresentam uma boa saúde mental.

Entretanto, múltiplas mudanças físicas, emocionais e sociais podem torná-los vulneráveis. A pandemia, por exemplo, e suas restrições como o isolamento social e a restrição às aulas presenciais, tem se mostrado um cenário difícil e preocupante também para esses jovens. De acordo com estudo realizado pelo Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo (USP), um a cada cinco jovens,  crianças ou adolescentes, tem sintomas de ansiedade ou depressão.

  • Você é a favor do retorno das aulas presenciais? Confira o programa Entrelinhas que abordou o assunto

O levantamento foi baseado em respostas de cerca de 7 mil pais de crianças e adolescentes dos 5 aos 17 anos de idade. A pesquisa mostrou que 27% das pessoas dessa faixa etária apresentam sintomas de ansiedade ou depressão em nível clínico durante a pandemia. Ou seja, casos com necessidade de avaliação profissional.

Impacto na saúde mental  

De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) — Escritório Regional para as Américas da Organização Mundial da Saúde (OMS) — em todo o mundo, a depressão é uma das principais causas de doença e incapacidade entre jovens de 10 a 19 anos. Ademais, o suicídio é a terceira principal causa de morte entre adolescentes de 15 a 19 anos.

Ainda segundo a OPAS, a adolescência é um período crucial ao desenvolvimento e manutenção de hábitos sociais e emocionais importantes para o bem-estar mental. O que inclui enfrentamento e resolução de problemas, além de aprender a administrar emoções. Desse modo, quanto mais expostos a fatores de risco, maior o potencial impacto na saúde mental desses jovens.

As aflições referentes à pandemia, como o estresse, as preocupações com a saúde e a incerteza sobre o futuro, refletem o modo como as pessoas estão encarando esse momento excepcional, especialmente os mais jovens. Por isso, é alarmante ver crianças e adolescentes sofrerem com uma ansiedade que tira a paz de suas vidas e pode levar ainda a crises de depressão.

A fé como ferramenta

É muito importante, nesse momento, que os pais atuem na proteção e na recuperação de seus filhos. Levando a Palavra de Deus até eles e mostrando que a fé é a única ferramenta eficiente no combate às aflições da alma. Você quer receber mais orientação de como auxiliar no desenvolvimento do seu filho e ajudá-lo a vencer a ansiedade e a depressão?

A Escola Bíblica Infantil (EBI), além de orientar as crianças sobre a importância de dar atenção aos ensinamentos de seus pais, também oferece dicas aos pais e responsáveis. Clique aqui e saiba mais no Instagram oficial do projeto.

Participe também das reuniões mensais do grupo Godllywood e compareça aos atendimentos com as conselheiras. Clique aqui para mais informações. Acompanhe também conteúdos edificantes pela plataforma online Univer Vídeo.

Ademais, não deixe de participar de um encontro de fé e fique livre de tudo o que impede a sua paz e de seus familiares. Às sextas-feiras acontece uma reunião especialmente dirigida a quem sofre com problemas espirituais, inclusive ansiedade e depressão, a “Sessão do Descarrego”. No Templo de Salomão, em São Paulo, ela acontece às 7h, 10h, 12h, 15h e às 20h.

A saber, caso esteja em outra localidade, encontre o endereço mais perto de sua casa.

imagem do author
Colaborador

Redação / Fotos: Getty Images