Rede aleluia
Crianças e adolescentes apresentam sintomas de ansiedade ou depressão na pandemia
São Paulo
Centro-Oeste
Distrito Federal
Brasília
Goiás
AnápolisGoiânia
Mato Grosso
Cuiabá
Mato Grosso do Sul
Campo Grande
Nordeste
Alagoas
Maceió
Bahia
Feira de SantanaIlhéusItabunaSalvador
Ceará
Fortaleza
Maranhão
São Luís
Paraíba
João Pessoa
Pernambuco
Recife
Piauí
Teresina
Rio Grande do Norte
Natal
Sergipe
Aracaju
Norte
Acre
Rio Branco
Amapá
Macapá
Amazonas
Manaus
Pará
Belém
Rondônia
Porto Velho
Roraima
Boa Vista
Tocantins
Palmas
Sudeste
Espírito Santo
Vitória
Minas Gerais
Belo HorizonteJuiz de ForaUberlândia
Rio de Janeiro
Angra dos ReisBarra MansaCampos dos GoytacazesMacaéRio de JaneiroVolta RedondaCabo Frio
São Paulo
AraçatubaAraraquaraBauruCampinasCaraguatatubaCatanduvaFrancaJaúJundiaíLimeiraMaríliaPiracicabaPraia GrandePresidente PrudenteRibeirão PretoSantosSão CarlosSão José do Rio PretoSão José dos CamposSão PauloSorocabaTaubatéVotuporanga
Sul
Paraná
CascavelCuritibaFoz do IguaçuLondrinaMaringáPonta Grossa
Rio Grande do Sul
PelotasPorto AlegreRio GrandeSanta Maria
Santa Catarina
BlumenauCriciúmaFlorianópolis

Notícias | 16 de Fevereiro de 2021 - 17:18


Crianças e adolescentes apresentam sintomas de ansiedade ou depressão na pandemia

Pais devem ficar alerta e podem mostrar aos seus filhos como a fé é uma ferramenta eficiente no combate às aflições da alma

Crianças e adolescentes apresentam sintomas de ansiedade ou depressão na pandemia

A infância e a adolescência são etapas da vida de uma pessoa quando ela vai desenvolvendo a sua identidade, na convivência com os amigos e grupos dos quais participa, e estabelecendo comportamentos que levará para a vida adulta. Nestas fases, a maioria das crianças e dos adolescentes apresentam uma boa saúde mental.

Entretanto, múltiplas mudanças físicas, emocionais e sociais podem torná-los vulneráveis. A pandemia, por exemplo, e suas restrições como o isolamento social e a restrição às aulas presenciais, tem se mostrado um cenário difícil e preocupante também para esses jovens. De acordo com estudo realizado pelo Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo (USP), um a cada cinco jovens,  crianças ou adolescentes, tem sintomas de ansiedade ou depressão.

  • Você é a favor do retorno das aulas presenciais? Confira o programa Entrelinhas que abordou o assunto

O levantamento foi baseado em respostas de cerca de 7 mil pais de crianças e adolescentes dos 5 aos 17 anos de idade. A pesquisa mostrou que 27% das pessoas dessa faixa etária apresentam sintomas de ansiedade ou depressão em nível clínico durante a pandemia. Ou seja, casos com necessidade de avaliação profissional.

Impacto na saúde mental  

De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) — Escritório Regional para as Américas da Organização Mundial da Saúde (OMS) — em todo o mundo, a depressão é uma das principais causas de doença e incapacidade entre jovens de 10 a 19 anos. Ademais, o suicídio é a terceira principal causa de morte entre adolescentes de 15 a 19 anos.

Ainda segundo a OPAS, a adolescência é um período crucial ao desenvolvimento e manutenção de hábitos sociais e emocionais importantes para o bem-estar mental. O que inclui enfrentamento e resolução de problemas, além de aprender a administrar emoções. Desse modo, quanto mais expostos a fatores de risco, maior o potencial impacto na saúde mental desses jovens.

As aflições referentes à pandemia, como o estresse, as preocupações com a saúde e a incerteza sobre o futuro, refletem o modo como as pessoas estão encarando esse momento excepcional, especialmente os mais jovens. Por isso, é alarmante ver crianças e adolescentes sofrerem com uma ansiedade que tira a paz de suas vidas e pode levar ainda a crises de depressão.

A fé como ferramenta

É muito importante, nesse momento, que os pais atuem na proteção e na recuperação de seus filhos. Levando a Palavra de Deus até eles e mostrando que a fé é a única ferramenta eficiente no combate às aflições da alma. Você quer receber mais orientação de como auxiliar no desenvolvimento do seu filho e ajudá-lo a vencer a ansiedade e a depressão?

A Escola Bíblica Infantil (EBI), além de orientar as crianças sobre a importância de dar atenção aos ensinamentos de seus pais, também oferece dicas aos pais e responsáveis. Clique aqui e saiba mais no Instagram oficial do projeto.

Participe também das reuniões mensais do grupo Godllywood e compareça aos atendimentos com as conselheiras. Clique aqui para mais informações. Acompanhe também conteúdos edificantes pela plataforma online Univer Vídeo.

Ademais, não deixe de participar de um encontro de fé e fique livre de tudo o que impede a sua paz e de seus familiares. Às sextas-feiras acontece uma reunião especialmente dirigida a quem sofre com problemas espirituais, inclusive ansiedade e depressão, a “Sessão do Descarrego”. No Templo de Salomão, em São Paulo, ela acontece às 7h, 10h, 12h, 15h e às 20h.

A saber, caso esteja em outra localidade, encontre o endereço mais perto de sua casa.


Crianças e adolescentes apresentam sintomas de ansiedade ou depressão na pandemia
  • Redação / Fotos: Getty Images 


reportar erro