COVID-19 faz outras doenças matarem milhões a mais

AIDS, malária e tuberculose aumentarão grandemente suas vítimas nos próximos anos

Imagem de capa - COVID-19 faz outras doenças matarem milhões a mais

Um estudo publicado no periódico Lancet Global Health realizou cálculos em países de rendas baixa e média, como o Brasil, e os resultados apontam que, nos próximos anos, AIDS, tuberculose e malária poderão matar, juntas, 66% a mais de pessoas em decorrências das políticas de combate à COVID-19.

Isso acontecerá porque esses países têm sistemas de saúde pública já deficientes. A pandemia exige muito de cada um desses sistemas, tanto financeiramente quanto em disponibilidade de leitos e médicos.

Programas sendo interrompidos

Conforme o diretor executivo do Fundo Global para a Luta contra Aids, Tuberculose e Malária, Peter Sands informou à BBC, nos 100 países apoiados pelo Fundo Global, “85% dos programas contra o HIV, 78% contra a tuberculose e 73% contra a malária estão passando por interrupções. E 18% dos programas de HIV, 17% dos programas de tuberculose e 19% dos programas de malária estão passando especificamente por uma interrupção de alto ou muito alto impacto”.

Ou seja: para atender infectados com o novo coronavírus, os governos estão abrindo mão de atender pacientes infectados com HIV, malária e tuberculose. O resultado, de acordo com o estudo citado acima, é que, nos próximos anos, a AIDS fará 10% mais vítimas, a tuberculose 20% e a malária 36%.

O estudo foi realizado em parceria por três das instituições de saúde mais respeitadas do Reino Unido: Conselho de Pesquisa Médica do Centro para Análise de Doenças Infecciosas Globais, Instituto Abdul Latif Jameel e Imperial College de Londres.

Os principais problemas causados pela pandemia

Entre os principais problemas que causarão o aumento de mortes por essas doenças estão:

Interrupção no acompanhamento médico, a diminuição de prescrição e retirada de coquetéis antirretrovirais e a falta de profissionais combatendo o mosquito Anopheles (transmissor da malária).

A diminuição de consultas, exames de diagnósticos e tratamento também estão entre os problemas mais sérios causados pela pandemia.

Outra doença que, provavelmente, aumentará o número de vítimas fatais nos próximos anos devido à pandemia de COVID-19 é o câncer. Clique aqui e leia mais a respeito.

imagem do author
Colaborador

Andre Batista / Foto: Getty Images