Coronavírus: 6 milhões de estadunidenses pediram seguro-desemprego

Bispo Djalma contou como está a situação em Nova York, nos Estados Unidos

Imagem de capa - Coronavírus: 6 milhões de estadunidenses pediram seguro-desemprego

No dia 3 de abril, a programação “Inteligência e Fé” trouxe a participação do Bispo Djalma Bezerra, que está em Nova York, para falar sobre a atual situação do coronavírus (COVID-19). Semelhantemente, o Bispo Marcio Carotti também avaliou o quadro da Flórida.

Os Estados Unidos é o país com o maior número de casos confirmados de coronavírus até o momento, são 276 mil pessoas.

Nova York

“Nova York já recebeu um navio hospital e também o Central Park já tem um hospital, não para atender apenas os casos de coronavírus, mas outros casos. Existem áreas de lazer que, agora, estão sendo fechadas. A Prefeitura está fechando para fazer mais hospitais e atender a quantidade de pessoas”, explicou o Bispo Djalma.

Igualmente, ele disse que a proibição de circulação das pessoas, por parte do governo, não ocorreu. A orientação é a de que as pessoas apenas evitassem os lugares públicos.

“Tem um movimento pequeno, mas tem algumas pessoas na rua. Restaurantes não funcionam. Se alguém quiser comprar algo, tem que fazer o pedido. Mas poucos estão entregando. Mercado também está funcionando”, acrescentou.

Recentemente, cerca de 6,65 milhões de cidadãos pediram auxílio de seguro-desemprego, de acordo com o Departamento de Trabalho dos Estados Unidos.

Por causa disso, o Bispo Djalma também acrescentou que as pessoas com trabalho informal são as que estão sofrendo mais. Porque, se elas não trabalham, não adquirem renda. Além disso, elas não têm direito ao tratamento médico.

Sobre a situação das igrejas, o Bispo Djalma apontou que nenhuma foi impedida de realizar as reuniões.

“Todas estão abertas. Agora, o número de pessoas é reduzido. É de acordo com o estado. Existe estado em que se pode juntar 10 pessoas. Outros estados podem um pouco mais. Estamos tendo uma quantidade maior de reuniões. Nós estamos fazendo, praticamente, uma reunião a cada hora. E também estamos assistindo as pessoas com mais idade que não estão podendo vir à igreja. Porque a nossa recomendação é a de que as pessoas de mais idade fiquem em casa”, avaliou.

Confira a entrevista com o Bispo Djalma na íntegra:

E na Flórida?

O Bispo Marcio Carotti disse que, na Flórida, a paralisação (lockdown) é total: “O presidente Trump deu autonomia para cada governador decidir o que seria determinado em cada estado. Então, existem estados que estão sendo mais rigorosos, estados que estão sendo menos. No caso da Flórida, nós podemos fazer reuniões nas igrejas, mas nós temos um limite de pessoas. E temos que obedecer a determinação da distância”.

No geral, apesar de o governador ter determinado o bloqueio, as pessoas estão seguindo com suas vidas normalmente naquele estado.

“Aqui os imigrantes ganham por hora. Então, se ele trabalhar mais horas, ele ganha mais. Se ele não trabalhar, ele não ganha absolutamente nada. E ninguém se responsabiliza por ele”, disse o Bispo Marcio, que também falou sobre o suporte que tem sido oferecido para as pessoas desamparadas.

Assista no vídeo abaixo a entrevista com o Bispo Marcio Carotti na íntegra:

Outros países

No programa “Inteligência e Fé”, o Bispo Renato Cardoso já apresentou a situação do Japão e da Itália, por exemplo.

imagem do author
Colaborador

Daniel Cruz / Foto: Getty Images