Coronavírus: pastor conta como está a situação na Itália

País europeu foi um dos mais afetados pelo cenário causado pela doença

Imagem de capa - Coronavírus: pastor conta como está a situação na Itália

Durante a programação “Inteligência e fé”, do dia 2 de abril, o Bispo Renato Cardoso trouxe a participação do Bispo Jorge Júnior, responsável pela Universal na Itália, para falar sobre a situação do coronavírus (COVID-19) no país europeu.

Em números de óbitos, a Itália perdeu apenas para a China. Mas, vale ressaltar que há países com um enfrentamento mais eficaz do que outros contra o coronavírus. A Coreia do Sul é um dos exemplos bem-sucedidos. E a estratégia do país asiático foi adotar o chamado “isolamento vertical”, que se foca apenas nas pessoas de risco.

Esses diferentes resultados entre os países têm gerado uma reflexão em torno do tema. Por exemplo, sobre as melhores medidas a serem tomadas e quais estão sendo as consequências. Inclusive, no mesmo programa, também participou o Pastor Fabio Ribeiro, responsável pela Universal no Japão.

Tudo fechado

Sobre a situação atual na Itália, o Bispo Jorge explicou: “Todo o país está fechado para circulação das pessoas, que estão em uma quarentena total. No dia 23 de março, o governo decretou isso, inclusive, para todas as empresas, comércios, fábricas. Somente os bens essenciais: mercados, farmácias, bancos e correios que continuam abertos, com limitações de entrada de pessoas. Elas não podem se locomover, não podem sair de casa para ir em outro lugar. O exército está nas ruas”.

Além disso, o controle está sendo bem rigoroso: “O governo mandou pela internet um certificado que as pessoas têm de preencher com o endereço de casa e para aonde vão. Porque, como o exército está nas ruas, todos são parados. Então, se você for parado, tem que mostrar aquele certificado”, disse.

Crise econômica

O Bispo Jorge também explicou que os problemas econômicos que estão sendo gerados com esta paralisação têm promovido revolta entre as pessoas.

Sobretudo, no sul do país, onde se localiza a camada mais carente da população italiana.

Confira no vídeo abaixo a entrevista na íntegra e saiba mais:

imagem do author
Colaborador

Daniel Cruz / Foto: Getty Images