Coronavírus não é tão letal como parece

Embora a mídia espalhe o pânico, quase todas as vítimas fatais já estavam doentes antes de serem infectadas

Imagem de capa - Coronavírus não é tão letal como parece

Até o dia 3 de abril, o Brasil havia registrado 8.229 casos de pessoas infectadas com o COVID-19. Dessas, 127 já haviam se recuperado; 4,2% dos infectados perderam a vida, sendo que quase todos eles pertenciam ao grupo de risco.

Conforme o representante da Organização Mundial da Saúde (OMS) Hans Kluge afirmou em entrevista coletiva de imprensa nesta quinta-feira (2), mais de 80% das pessoas que morreram por Coronavírus no mundo inteiro já possuíam doenças crônicas anteriormente ao contágio com o COVID-19. Ou seja: eram pessoas cujo organismo estava debilitado demais para combater o vírus.

Além disso, mais de 50% das pessoas vítimas possuíam mais de 80 anos de idade.

Entre as pessoas infectadas com menos de 50 anos de idade, 10 a 15% apresentaram sintomas moderados ou graves. E quase todos eles pertenciam ao grupo de risco.

Evidentemente, todas as vidas são importantes. Entretanto, o pânico instaurado pela mídia faz a sociedade crer que o vírus é muito mais letal do que ele realmente é.

Por exemplo: Você sabia que o Coronavírus, provavelmente, não é transmitido ao tocar em objetos? Clique aqui e leia tudo sobre isso.

No Brasil, os números ainda são difíceis de analisar, já que alguns prefeitos e governadores estão utilizando o caos para se promoverem politicamente. Em São Paulo, por exemplo, epicentro da doença no país, os números de mortes não estão sendo divulgados. Embora exista a recomendação para que o falecido seja tratado como vítima de “COVID-19”, mesmo sem a certeza do contágio.

Na França, porém, é possível fazer um recorte mais preciso da doença. Lá foram registrados 59.948 casos. O número de mortes é alto: 6.507 mortes. Contudo, quase 80% das vítimas fatais tinham mais de 75 anos de idade. A boa notícia no país é que 14.235 pessoas já estão curadas.

E essa não é a única boa notícia! Milhares de pessoas estão se recuperando e provando que podemos sim vencer esse vírus. Clique aqui e assista à reportagem especial que o programa “Inteligência e Fé” realizou sobre a cura de quem pegou o Coronavírus.

imagem do author
Colaborador

Andre Batista / Foto: Getty Images