Conta de luz pode ficar mais barata

Com a “tarifa branca“, o usuário poderá pagar menos pela energia consumida fora do horário de pico

Imagem de capa - Conta de luz pode ficar mais barata

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou neste mês o cronograma de adoção de novos preços de energia, que serão calculados de acordo com o horário de consumo. Esses novos preços serão oferecidos no plano denominado “tarifa branca”, que entrará em vigor a partir do dia 1º de janeiro de 2018. Com ele, os usuários terão a opção de pagar menos pela energia consumida fora do horário de pico.

Atualmente, os consumidores pagam a tarifa convencional, com valor único cobrado pelo consumo. Com as novas regras, o preço da energia poderá variar ao longo do dia. Essa variação será dividida em três períodos: horário de pico, intermediário e fora de pico.

Como funciona

O horário de pico terá duração de três horas e será registrado na parte da noite. Com isso, a energia será cobrada com um valor mais alto. A taxa intermediária será uma hora antes do horário de pico. Já os outros horários do dia serão considerados os fora do pico. Vale ressaltar que, na “tarifa branca”, o valor cobrado nos feriados nacionais e nos finais de semana será sempre fora do pico.
Segundo a Aneel, se o consumidor adotar hábitos que priorizem o uso da energia fora do período de pico, a opção pela “tarifa branca” será uma boa opção para reduzir o valor da fatura no final do mês.

Vantajoso?

É importante que o consumidor conheça o seu perfil de consumo. Quanto mais o consumidor deslocar seu consumo para o período fora de pico e quanto maior for a diferença entre a tarifa convencional e a “tarifa branca”, maiores serão os benefícios.

A Aneel esclarece que os aparelhos elétricos são os que mais contribuem com o consumo de energia. Chuveiro elétrico, ar-condicionado e aquecedores apresentam elevado consumo de energia em comparação com outros equipamentos. A possibilidade de utilizá-los nos períodos fora do horário de pico será fundamental para definir se a adesão à “tarifa branca” pode ser vantajosa ou não. Caso não consiga evitar o consumo no horário de pico, a adesão pode resultar em elevação do valor da conta.

Enquanto as novas regras não são colocadas em prática, cabe a cada consumidor continuar economizando em todos os horários, para que seja possível pagar uma conta com preço mais baixo. Para mais informações sobre a nova forma de cobrança, acesse o site da Aneel clicando aqui.

imagem do author
Colaborador

Por Maiara Máximo / Foto: Fotolia