Consumo de cigarro e álcool aumenta durante a pandemia

Se você sofre com algum vício e quer se libertar, conheça o Tratamento para a Cura dos Vícios

Imagem de capa - Consumo de cigarro e álcool aumenta durante a pandemia

O consumo de cigarro e de bebidas alcoólicas aumentou durante a pandemia. Os números mostram um cenário desfavorável entre os fumantes: 34% deles aumentaram o número de cigarros consumidos por dia. Já, o consumo de álcool aumentou para 17,6%. Além disso, tais indicadores correlacionam-se com sentimentos associados ao quadro depressivo.

Clique aqui e saiba mais sobre o agravamento dos casos de transtornos mentais e sentimentos de tristeza ou depressão e nervosismo ou ansiedade na pandemia.

Esses dados foram apresentados durante o evento “Depressão, saúde mental e pandemia”, do Ciclo ILP-FAPESP de Ciência e Inovação, com base no estudo “ConVid Comportamentos”. Realizada online, com mais de 45 mil brasileiros, a pesquisa foi uma parceria da Unicamp com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O vício destrói indivíduos e famílias inteiras

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o uso nocivo do álcool é um dos fatores de risco de maior impacto para a morbidade, mortalidade e incapacidade. E já é responsável por mais de 3 milhões de mortes ao ano, o equivalente a quase 5,3% de todas as mortes no mundo.

O vício em álcool destrói vidas de indivíduos e de famílias inteiras. Muitas  são as consequências, por exemplo, a violência interpessoal, lesões como as causadas por acidentes de trânsito, problemas de saúde mental e doenças como câncer e AVC (acidente vascular cerebral).

Apenas no Brasil, o álcool esteve associado a 69,5% e 42,6% dos índices de cirrose hepática, e a 36,7% e 23% dos acidentes de trânsito – respectivamente, entre homens e mulheres no ano de 2016. Estima-se que 4% dos brasileiros, em sua maioria os homens, preencham critérios para abuso ou dependência. O vício, quando não leva à morte, deixa a vida da pessoa em ruínas. Não somente no aspecto pessoal, bem como no profissional, financeiro e familiar.

A exemplo de Israel. A filha dele, ainda pequena, era a única que o buscava no bar para levar de volta para casa. Viciado em bebida e outras drogas, virava as noites na rua e não cumpria com suas responsabilidades. Agredia a esposa e não se estabilizava em nenhum emprego. Foram 30 anos de sofrimento nos vícios. Em busca de uma solução definitiva para todo esse sofrimento, que parecia sem fim, a família dele procurou ajuda no Tratamento para a Cura dos Vícios.

Assista ao testemunho abaixo e veja o que aconteceu com ele:

Tratamento para a Cura dos Vícios

Se você está cansado de sofrer com os problemas que o levaram até a bebida, ou com os problemas que o vício causou a você, e também à família, a Universal desenvolveu o Tratamento para a Cura dos Vícios. O Tratamento é procurado por milhares de pessoas que já buscaram ajuda em diversos locais, sem resultado positivo. Clique aqui e saiba mais.

Participe de um encontro presencial. Em São Paulo, compareça neste endereço: Avenida João Dias, 1800 – Santo Amaro. Todos os domingos, às 15h e às 18h. Ou, procure uma Universal mais próxima de sua casa. Ademais, você ainda pode entrar em contato pela central do tratamento pelo Whatsapp 11 95935-6793. Além disso, acesse também o canal no Youtube.

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: Getty Images