Brasileiros sofrem com agravamento de transtornos mentais durante a pandemia

Segundo estudo, aproximadamente 40% dos entrevistados relataram tristeza ou depressão e cerca de 50% nervosismo ou ansiedade

Imagem de capa - Brasileiros sofrem com agravamento de transtornos mentais durante a pandemia

O resultado da pandemia para um significativo número de pessoas foi um agravamento de transtornos mentais e sentimentos associados a quadros depressivos. Em recente pesquisa realizada no Brasil, 40,4% dos entrevistados relataram tristeza ou depressão e 52,6% nervosismo ou ansiedade, com uma frequência indicada como “muitas vezes” ou “sempre”.

O maior impacto na saúde mental ocorreu nos adultos jovens, nas mulheres e nas pessoas com antecedente de depressão, segundo informou a coordenadora do estudo Marilisa Barros, professora titular de Epidemiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (FCM-Unicamp).

Os dados foram apresentados durante o evento “Depressão, saúde mental e pandemia”, do Ciclo ILP-FAPESP de Ciência e Inovação, com base no estudo “ConVid Comportamentos”. Realizada online, com mais de 45 mil brasileiros, em todo o País, a pesquisa foi uma parceria da Unicamp com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Males emocionais

Desde quando a quarentena foi imposta como uma das medidas de prevenção à pandemia do novo coronavírus, os transtornos psicológicos aumentaram entre os brasileiros. Muitos são os fatores que podem ocasionar essa condição, por exemplo, o confinamento, o estresse, a alteração brusca de hábitos, a insegurança em relação ao futuro, o desemprego, o medo da infecção e a preocupação com familiares, entre outros.

Todas essas aflições refletem o modo como as pessoas enfrentam o momento excepcional. Em decorrência disso, muitos estão enfrentando quadros de ansiedade, insônia e depressão. Contudo, é importante observar que esses e outros males emocionais são doenças originadas na alma da pessoa. Por isso, é necessário buscar também por ajuda espiritual.

Depressão tem cura  

Se você está passando por esses problemas e não sabe como encontrar uma saída para eles, participe de um encontro de fé. E, fique livre de tudo o que impede a sua paz. Para quem tem sofrido com a depressão, ou conhece alguém que padece com esse mal, pode solicitar um atendimento ou uma visita pelo WhatsApp (11) 3573-3662.

Ademais, às sextas-feiras acontece, na Universal, uma reunião especialmente dirigida a quem sofre com problemas espirituais, inclusive, a depressão. Trata-se da Sessão do Descarrego. No Templo de Salomão, em São Paulo, ela acontece em cinco horários: às 7h, 10h, 12h, 15h e às 20h. Caso esteja em outras localidades, encontre o endereço mais perto de sua casa.

imagem do author
Colaborador

Redação / Fotos: Getty Images