Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal divulga nota pública contra o lockdown

Leia abaixo na íntegra

Imagem de capa - Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal divulga nota pública contra o lockdown

O Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRM-DF) divulgou nesta segunda-feira, 1º de março, uma nota pública contra o lockdown como medida para controle da transmissão do coronavírus.

Confira abaixo o texto postado no site oficial da instituição:

“Nota Pública contra o lockdown – O CRM-DF é contra o lockdown como medida para controle da transmissão do Sars-Cov-2. Tal medida já se mostrou ineficaz, atentatória contra direitos fundamentais da Carta Magna e condenada até mesmo pela própria Organização Mundial de Saúde, nas palavras do Dr. David Nabarro: ‘O lockdown não salva vidas e faz os pobres muito mais pobres.’

O Amazonas, Estado com o maior índice de isolamento social do Brasil, apresentou o maior número de internações e mortes por COVID-19 cerca de 30-45 dias após o primeiro lockdown, sendo ainda mais imediato, após o segundo, configurando mais uma evidência do fracasso dessas medidas extremas de restrição.

A restrição ainda maior de liberdade causa o aumento da incidência de transtornos mentais, o uso e abuso de álcool e/ou outras drogas, agravamento das demais doenças crônicas, além de prejuízo irremediável à economia, provocando desemprego, fome, violência e por conseguinte, mais caos à saúde.

O ciclo de aumento da curva epidemiológica tem se mostrado revelador quinze dias após a ocorrência de aglomerações por ocasião das datas festivas em desobediência às regras proibitivas, como no final do ano e no carnaval. Ações preventivas eficazes estão relacionadas à campanha de educação sobre as medidas individuais de higiene, uso de máscara, distanciamento social, vacinação populacional e ostensiva fiscalização por parte do governo, nunca por decretação de lockdown.

Brasília, 01 de março de 2021.

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO DISTRITO FEDERAL”

imagem do author
Colaborador

CRM-DF / Foto: Getty Images