Consagração e homenagem aos professores

Saiba como foi o evento de valorização dos profissionais da Educação

Imagem de capa - Consagração e homenagem aos professores

O dia 13 de outubro de 2019 ficou marcado na vida de mais de 50 mil profissionais da Educação brasileiros. Isso porque, nesta data, foi realizada a Consagração e Valorização dos Professores e Profissionais da Educação. O evento aconteceu no Templo de Salomão (SP) e em centenas de outras unidades da Universal no Brasil.

No Templo de Salomão, os professores se reuniram às 8h para um café da manhã com o Pastor Walber Barboza, responsável pelo Projeto EducaAção, da Universal. É por meio do projeto que palestras e atividades de conscientização são realizadas nas escolas.

“Meu trabalho não é levar a igreja, não é levar a religião”, explicou o Pastor. “O meu trabalho é ir na escola e dizer para ele (aluno) crer em si mesmo. Se ele não crer em si mesmo, ninguém vai crer. Se ele não crer em si, vai desistir no meio do caminho. Então, nós trabalhamos a educação emocional para que este jovem possa suportar as frustrações”.

professores

Conforme explica a professora Patrícia Neves (foto abaixo), esse é um trabalho de extrema importância:

professores

“É um projeto que só traz benefícios aos jovens. Pois, além do incentivo à leitura, trabalha a autoestima, o respeito às diferenças, a criatividade, a solidariedade e a persistência na realização de seus objetivos”.

O Projeto EducaAção realiza palestras com os jovens, pais e professores desde 2017. Também oferece acolhimento individual aos alunos que se conscientizam sobre a importância de buscar ajuda. Ademais, livros como “Namoro Blindado” são doados aos espectadores. Posteriormente, conversas sobre automutilação e reuniões especiais com os professores também foram desenvolvidas

O ano 2019 será encerrado com mais de 1300 palestras realizadas em mais de 1000 escolas. Ao todo, mais de 330 mil livros foram doados.

º Leia também: Medo e violência: Conheça o dia a dia dos professores

A professora Mariza Canjirano da Costa, cujo trabalho é justamente mediar conflitos entre alunos, pais e profissionais escolares, explica que, com as palestras, as angústias são aliviadas e a autoestima é restabelecida. E isso influencia não apenas no comportamento dos espectadores, como também no desenvolvimento estudantil de cada aluno.

“É um trabalho de formiguinha, porém muito importante”, afirma Mariza. “A principal dificuldade dos profissionais é ter ferramentas para trabalhar. Não temos apoio psicológico, por exemplo. E quando encaminhamos o aluno para a Saúde Pública a fila de espera é muito grande. A família também não tem condições de pagar um tratamento para o adolescente, já que, em muitos casos, as famílias são desestruturadas”.

De acordo com a professora, é por essa falta de acompanhamento especializado que os alunos reproduzem a violência que presenciam na sociedade. Muitos se tornam agressivos, depressivos ou desenvolvem uma maneira insalubre de chamar a atenção.

“Assim, o auxílio é muito importante para os docentes, discentes e funcionários”, conclui Mariza.

Combate à automutilação

professoresUma das maneiras que os jovens encontram de chamar atenção é a automutilação. A professora mediadora Edilma da Costa Pereira (na foto ao lado, com Mariza) explica que os casos de jovens que se machucam são inúmeros.

“As palestras nos auxiliam a saber como lidar com isso”, explica. “A automutilação é um problema muito recorrente na escola. E ter especialistas abordando o tema é fundamental”.

Conforme demonstra a diretora escolar June Regiane do Amaral, os resultados são expressivos:

“Nossa escola estava necessitada de ajuda para lidar com algumas questões voltadas ao adolescente com depressão, à mutilação física e suicídio. E agora essas questões melhoraram muito, pois esses alunos estão mais confiantes em conversarem, pedirem ajuda. E, em alguns casos, quando necessitamos de um atendimento mais individualizado, solicitamos ajuda e somos prontamente atendidos na hora”.

June explica que a escola está “vivendo um outro momento após o início da parceria com o Projeto EducaAção. É muito mais tranquilo, com mais diálogo, escutatória para enfrentarmos juntos essa doença que se abate profundamente em nossos jovens”.

Consagração e visita ao Jardim Bíblico

professores

Após o café da manhã, os professores se dirigiram ao Santuário para acompanhar a reunião. Ali o Bispo Renato Cardoso – autor do livro “Namoro Blindado”, em que as palestras são baseadas” – apresentou uma homenagem e realizou uma oração especial pelos profissionais da educação presentes.

Veja como foi no vídeo abaixo:

O Secretário Executivo de Educação do Estado de São Paulo Haroldo Corrêa Rocha, que também esteve presente na reunião e visitou o Jardim Bíblico posteriormente, ressaltou que a iniciativa da Universal em homenagear os professores é louvável.

professores“Boa parte das pessoas na sociedade brasileira não entende a importância da Educação e não tem gratidão”, declarou ele. “Então, acho que cuidar bem dos professores é um desafio para o nosso país. O país não vai conseguir pleno desenvolvimento, não vai dar a todos uma dignidade de vida, uma boa qualidade de vida se não for pela Educação e pela fé”.

O trabalho do Projeto EducaAção segue constante nas escolas. Se você é pai, aluno ou trabalha em uma escola e quer firmar essa parceria, entre em contato via e-mail eventos@namoroblindado.com.

Desde já, os profissionais da Educação estão convidados uma palestra especial que será realizada no próximo dia 23 de novembro. Saiba mais informações também pelo e-mail eventos@namoroblindado.com.

imagem do author
Colaborador

Andre Batista / Imagens: Demétrio Koch