Congresso Nacional brasileiro é de centro-direita
Eleições de 2022 resultaram em uma forte guinada para o lado conservador na política
No domingo, dia 2 de outubro, ocorreram as eleições para a presidência, governos estaduais, o Senado Federal e a Câmara dos Deputados. O resultado mostrou uma forte guinada de centro-direita para o futuro do Brasil.
Atualize-se rapidamente:
Isso significa que o Congresso será mais conservador do que tem sido nos últimos anos. E o resultado também mostrou que as pesquisas de intenção de votos estão errando fortemente as suas projeções. Por isso, o eleitor não deve basear a sua escolha no que os institutos de pesquisa dizem.
- No total, os partidos de centro-direita ocuparão 274 cadeiras entre os deputados eleitos. Este é o Congresso mais conservador que o Brasil já teve, na democracia.
- Só para ilustrar, o partido Republicanos elegeu 1 governador, 2 senadores, 41 deputados federais, 71 deputados estaduais e 1 distrital, além de 2 vice-governadores. Você pode conferir a lista completa aqui.
- “O partido Republicanos teve um crescimento de mais de 30% no número de deputados federais, comparado com as eleições de 2018. E vai fortalecer esse campo conservador no Congresso (o que é muito importante, independentemente do que acontecer nas eleições presidenciais)”, observou o Bispo Renato Cardoso, durante o giro de notícias matinais da programação Inteligência e Fé, no dia 3 de outubro.
Segundo turno da presidência:
Vale acrescentar que o Brasil volta às urnas no dia 30 de outubro para decidir o segundo turno da presidência nacional, que terá como embate o atual presidente Jair Bolsonaro e o candidato Luiz Inácio Lula da Silva.