Como você tem cuidado dos seus rins?
Os cuidados com esses órgãos são, muitas vezes, negligenciados, apesar de eles serem vitais. Entenda
Os rins são vitais e uma de suas funções é a produção de hormônios. “A eritropoietina, por exemplo, ajuda na produção de glóbulos vermelhos e evita que as pessoas tenham anemia. Os rins também produzem hormônios que ativam a vitamina D, controlam o equilíbrio de cálcio e fósforo do nosso organismo, contribuindo também para a saúde óssea. Portanto, os rins são essenciais em diversos processos do nosso metabolismo”, explica o nefrologista Thiago Diaz, do Hospital Moriah.
Uma atenção especial
O último boletim epidemiológico sobre doenças renais aponta que, em março de 2024, mais de 227 mil brasileiros cadastrados na Atenção Primária de Saúde (APS) tinham alguma doença renal crônica.
Com relação às taxas de mortalidade, o dado oficial que consta no boletim é de 2021 e indica 8.542 óbitos relacionados a problemas renais. Naquele ano, mais de 104 mil brasileiros eram portadores de doenças renais.
Além disso, o transplante de rim representa cerca de 70% do total de transplantes de órgãos realizados no Brasil, segundo o Ministério da Saúde, e coloca o País como o terceiro maior transplantador desse órgão no mundo.
Diaz lista que os principais fatores de risco que podem levar à sobrecarga crônica dos rins e à perda de função renal são tabagismo, sedentarismo, excesso de álcool e alimentação inadequada. Quem tem diabetes e hipertensão também precisa ficar atento, pois essas comorbidades são as principais causas de problemas renais no Brasil. “A automedicação, especialmente com anti-inflamatórios, pode ser um fator de risco importante para a perda de função renal, especialmente em pacientes que já têm outros fatores de risco”, cita Diaz.
A água
O médico destaca ainda a importância da hidratação: “Em condição normal, em que o paciente não tem outra limitação, a orientação é que ele beba, por dia, em torno de 30ml a 40ml de água para cada quilo de peso. Essa é uma recomendação geral, mas deve ser individualizada. Vale lembrar que não adianta tomar muita água e não adotar um bom estilo de vida, pois a água isoladamente não fará milagres”. Saiba mais sobre como proteger os seus rins lendo o infográfico ao lado.
Saiba mais
Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Confira também os seus conteúdos no perfil @folhauniversal no Instagram.
Folha Universal, informações para a vida!
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo