Como você retribui o amor que recebeu?

O descuido no convívio com outras pessoas pode afastar justamente quem mais importa para você. Entenda a importância de fortalecer suas relações

Imagem de capa - Como você retribui o amor que recebeu?

Você já parou para pensar que pode estar sendo mais gentil com desconhecidos do que com as pessoas que mais a amam? É curioso como muitas mulheres se esforçam para ser educadas e respeitosas com colegas, chefes, amigas ou lideranças na Igreja: mesmo quando estão cansadas, nervosas ou sobrecarregadas, elas avaliam as palavras que usam, controlam o tom de voz e até forçam um sorriso, tudo para manter uma boa imagem. Mas será que elas têm o mesmo cuidado com quem está ao seu lado todos os dias?

Um caminho injusto

É comum agir de modo diferente com o marido, os pais, os filhos ou as amigas. Nessas relações pessoais, muitas mulheres expressam irritação, falam de forma grosseira, mostram impaciência e até frieza. A justificativa para esses comportamentos costuma ser o estresse ou o cansaço, mas isso pode ser perigoso. Muitas mulheres têm cuidado para não perder o emprego, o que é justo, mas será que têm o mesmo zelo pelo casamento, pelos filhos ou pelos amigos?

O amor não é garantia, é escolha

O desleixo na relação com os entes queridos ocorre porque existe a crença de que o amor dessas pessoas está garantido. É como se elas fossem obrigadas a compreender, tolerar suas grosserias e permanecer em sua vida, mesmo que você as trate mal. Mas isso não é verdade, pois o amor não é uma garantia, mas, sim, uma escolha – e elas podem mudar. Quem ama você, a tolera, mas isso não deve ser motivo para descuido, pelo contrário: deveria ser razão para ter mais zelo, respeito e carinho. O amor seguro é o que mais precisa de cuidados porque sua perda é a que causa mais dor.

Seja justa com quem a ama

A Bíblia alerta: “Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel” (1 Timóteo 5:8). Ou seja, tratar bem quem ama você não é apenas justo, mas um sinal de gratidão e de temor a Deus.

Saiba mais

Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Confira também os seus conteúdos no perfil @folhauniversal no Instagram.

Folha Universal, informações para a vida!

imagem do author
Colaborador

Camila Dantas / Foto: nortonrsx/getty images