Qual a sua reação diante das adversidades?

Cuidado, ser cristão é muito mais do que frequentar uma igreja. Leia e entenda

Imagem de capa - Qual a sua reação diante das adversidades?

Mas ele, estando cheio do Espírito Santo, fixando os olhos no céu, viu a glória de Deus, e Jesus, que estava à direita de Deus. Atos 7:55

O versículo acima revela a reação de Estevão diante daqueles que o apedrejavam: Ele fixou os olhos em Deus.

De acordo com o Bispo Carlos Cucato, é isso que faz uma pessoa que está cheia do Espírito Santo. Mas, infelizmente, muitas pessoas têm fixado os olhos nas lutas, nos problemas, no que ela não recebeu, quando deveria olhar o que ela já recebeu. Isso se chama ingratidão, afirmou o Bispo.

Quem olha para Deus age como Ele

E você, para onde olha quando está diante de uma adversidade?

E disse: Eis que vejo os céus abertos, e o Filho do homem, que está em pé à mão direita de Deus. Mas eles gritaram com grande voz, taparam os seus ouvidos, e arremeteram unânimes contra ele. Atos 7:56,57

Aquelas pessoas estavam prestes a apedrejar Estevão, mas em nenhum momento ele desviou os seus olhos do Alto.

“Para onde você está olhando? Deus já te deu tantas provas que é com você! Ele já provou tantas vezes te livrando, te guardando, te protegendo. E nunca é o suficiente, você sempre quer mais uma prova. Mas quando chega a sua vez de provar, você não prova. Quando chega a sua vez de olhar pra Deus, você insiste em olhar para o problema, para as lutas que está enfrentando”, lamenta o Bispo Cucato.

Contudo, quando você olha para Deus age como Deus. Foi exatamente isso que Estevão fez:

E, expulsando-o da cidade, o apedrejavam. E as testemunhas depuseram as suas capas aos pés de um jovem chamado Saulo. E apedrejaram a Estêvão que em invocação dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito. E, pondo-se de joelhos, clamou com grande voz: Senhor, não lhes imputes este pecado. E, tendo dito isto, adormeceu.  Atos 7:58-60

Em vez de se encher de ódio contra os seus acusadores, Estevão se encheu de compaixão e intercedeu a Deus por cada um deles. A exemplo de Jesus, que intercedeu ao Pai por aqueles que O crucificaram.

Ser cristão é ser semelhante a Cristo

“Então, cuidado como você reage diante de uma injustiça. Estevão foi apedrejado e disse: Senhor, não os impute esse pecado”, alerta o Bispo Cucato.

Além disso, ele destaca que isso é ser cristão. Não é frequentar uma igreja, é ser semelhante a Cristo, agir como Ele.

“É estar pronto para tudo. Há quem diga estar pronto, mas quando vem uma luta  é o primeiro a sair, é o primeiro a envergonhar o nome do Senhor Jesus. Existem países que falar de Jesus é crime e mesmo assim as pessoas se reúnem para ouvir a Palavra de Deus e buscar o Espírito Santo”, observa o Bispo.

Portanto, entenda: a única maneira de você se manter firme na fé é mantendo os seus olhos fixos em Jesus.

Por isso, participe das reuniões da Escola da Fé e do Encontro com Deus, todas às quartas e domingos, em uma Universal mais próxima de sua casa. Consulte aqui os endereços.

 

imagem do author
Colaborador

Jeane Vidal / Foto: Getty Images