Como você reage às pessoas que têm mais sucesso do que você?

A história de Caim e Abel pode nos ensinar muito sobre isso

Imagem de capa - Como você reage às pessoas que têm mais sucesso do que você?

Durante a programação Inteligência e Fé, do dia 5 de maio, o Bispo Renato Cardoso explicou que há dois tipos de reação que alguém pode ter diante de uma pessoa de sucesso: admiração ou inveja.

Por que isso é importante:

Diante de uma pessoa de sucesso, podemos aprender sobre o que precisamos melhorar em nós mesmos, podemos  também nos sentir felizes pelo sucesso daquela pessoa. Mas, há pessoas que escolhem se sentir inferiorizadas, com o sentimento de vingança ou algo parecido. O problema desse segundo tipo de comportamento é que ele não traz benefícios para a nossa vida.

Caim escolheu a segunda opção:

A história de Caim e Abel nos ensina muito sobre esta situação (Gênesis 4). Porque, quando Caim viu o irmão apresentar algo agradável a Deus, ele tinha duas opções: depositar algo igualmente bom no Altar ou sentir raiva do que estava acontecendo. Ele, como todos nós sabemos, escolheu a segunda opção.

  • “Caim se irou fortemente, ele ficou com raiva, muita raiva. Então, você pode imaginar a feição de Caim quando isso aconteceu: ele fechou a cara. Caiu o semblante. Ficou muito irado. Só que a raiva dele não foi dirigida à sua atitude errada. Se ele tivesse dirigido a sua raiva para o seu desempenho insuficiente, ele teria dito: eu fiz um péssimo trabalho, foi mal da minha parte, mas eu quero fazer melhor da próxima vez. Aliás, foi o que Deus disse para ele: você errou agora, mas faça melhor da próxima vez. Você tem muitas oportunidades de acertar, daqui para frente. Foi o que Deus disse para ele. Deus não o pisou, não o esmagou. Ele disse: você pode fazer melhor e vai dar certo para você também, como deu para o seu irmão”, apontou o Bispo.

As consequências de Caim:

Caim ficou com inveja, raiva, de Abel e desejou tanto o mal do irmão que o matou. Assim, Caim até hoje é o representante dos que são amaldiçoados.

  • “Se Deus deixou esta lição na Palavra dEle, é para que nós venhamos aprender e não repetir o erro. Não podemos cometer o mesmo erro de Caim, que mesmo depois de repreendido, de corrigido por Deus, ele fez pior”, observou o Bispo.

Conclusão:

Quando encontramos alguém que faz algo melhor do que nós, a nossa reação deve ser: o que essa pessoa faz de diferente que eu posso fazer para mim mesmo? Não por inveja, não para sermos competitivos, mas para que possamos nos tornar pessoas melhores.

Clique aqui e acompanhe esta e outras mensagens do Bispo Renato Cardoso na íntegra.

imagem do author
Colaborador

Da Redação / Foto: Record TV