Como você reage ao caos?

Suas reações determinam o sucesso ou o fracasso na sua vida financeira

Imagem de capa - Como você reage ao caos?

As reações de alguém diante de notícias ou situações mostram exatamente o tipo de pensamento que ela cultiva dentro de si, e quem ela é. Se o que está dentro dela é o medo, a dúvida, a insegurança e a fraqueza, as reações costumam ser de desespero, desistência e nervosismo. Mas, se dentro dela existe coragem, bem como fé e confiança em Deus, ela terá atitudes com estas essências.

É importante reforçar que qualquer uma dessas reações, boas ou ruins, é como uma semente plantada, que você colherá o fruto dela.

A Bíblia mostra isso com uma situação vivenciada pelo rei Davi que, ao voltar de uma guerra, encontrou sua cidade destruída e tudo tinha sido levado (leia em 1 Samuel 30: 3-20).

Aqueles homens tiveram basicamente três tipos de reações, que mostram os tipos de pessoas existentes diante das lutas. Qual deles é você?

1- Os que vivem chorando

Estes são os que, diante dos problemas, choram, se lamentam e permitem que os sentimentos e pensamentos negativos dominem sua vida.

“Como você vai vencer o problema se você se entrega ao sentimento, à dúvida, se concorda com as palavras negativas? É como se você não concordasse com a Bíblia, que diz que tudo é possível ao que crê. Por outro lado, ao que duvida é impossível vencer a crise, sair das dívidas, do desemprego, por que não crê…”, diz o Bispo Leandro Zangarini.

Aprenda a resistir aos sentimentos e pensamentos ruins. Não permita que eles lhe dominem.

2- Os que culpam os outros

Estes responsabilizam os outros pelos seus problemas, da mesma forma que os homens de Davi o culparam por aquela situação.

“É muito fácil o patrão culpar o funcionário, e vice versa, culpar o governo, o cônjuge, os familiares, etc. Mas, existem situações que você deve se autocriticar, procurar em você mesmo o que está deixando a desejar, o que está deixando de fazer, assumir a responsabilidade das suas decisões. Enquanto você gasta energia culpando alguém, seria melhor se posicionar e fazer algo para mudar a situação”, afirma o Bispo.

3- Os que recorrem a Deus

Já Davi enxugou as lágrimas, levantou a cabeça e consultou a Deus. Não para reclamar, mas, com a confiança de que Ele responderia. Essa é a atitude certa a tomar, mas que, infelizmente, a maioria não tem.

“A direção de Deus é sempre a de perseguir o que você quer, pois, aliado ao Altíssimo você irá alcançar. Assim, Davi lutou, venceu, resgatou tudo que era dele. Da mesma forma, não se desespere, não fique ansioso. É hora de consultar a Deus e tomar atitude para alcançar o que quer”, comenta o Bispo.

Congresso para o Sucesso

Para receber mais motivação e orientação para a vida financeira, assista às palestras do Congresso para o Sucesso. Durante as semanas de isolamento acentuado, você poderá acompanhar as reuniões pelos canais oficiais da Igreja no rádio e na televisão, pela programação TV Templo e o Canal 21. Online, você pode ainda acessar a TV Universal, o Univer Vídeo e as redes sociais da Igreja: Facebook, Instagram e YouTube.

As palestras acontecem toda segunda-feira às 7h, 10h, 12h, 15h, 18h e 20h. Lembre-se: fique atento aos decretos da sua cidade. Nem todos os municípios estão com as restrições.

imagem do author
Colaborador

Rafaella Rizzo / Foto: Getty Images