Como você reage à repreensão?

A necessidade de correção mexe com o ego, mas, para quem quer agradar a Deus, ela pode ser o caminho para se tornar uma pessoa melhor. Entenda

Imagem de capa - Como você reage à repreensão?

O ser humano, por natureza, vive em torno do seu ego, do seu orgulho e deseja fazer o que bem entende e quando quer. Nesse sentido, muitas pessoas gostam até de apontar o erro de alguém próximo, julgando-se melhores, mas se esquecem de si e de seus defeitos, como ilustrou o Senhor Jesus, ao dizer: “tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão” (Mateus 7.5).

Esse tipo de atitude orgulhosa está presente em muitos momentos: no trabalho, em casa, na Igreja, na família e até com Deus. Muitas pessoas cometem erros na área espiritual e, por não mudarem de atitude, comprometem tudo em suas vidas.

Até mesmo cristãs que fizeram o propósito de servir a Deus têm deixado o ego ser maior do que a humildade diante da Voz dEle manifestada por meio de repreensões. Ninguém gosta de ser repreendido, mas a repreensão contribui para o crescimento pessoal.

Em Eclesiastes 7.5 está escrito que “melhor é ouvir a repreensão do sábio, do que ouvir alguém a canção do tolo”. Por mais que em um primeiro momento a correção seja algo ruim, ela traz benefícios, embora muitas mulheres não a encarem de forma espiritual. Infelizmente, elas preferem ser guiadas por seus achismos e vontades.

A MELHOR ATITUDE
Em uma meditação disponível na plataforma de streaming Univer Vídeo, Cristiane Cardoso explica como deve ser o comportamento da mulher diante das advertências. “Quando você é repreendida, você tem duas opções: você diz ‘ah, tá, obrigada’ e finge ou muitas vezes se esforça para mostrar que nada aconteceu; ou você aceita aquilo e vai para seu canto, entende que errou e não pode agir como se nada tivesse acontecido.”

Muitas vezes, essas repreensões soam até como injustiça e implicância, mas, quando há simplicidade e desejo de agradar a Deus, até o que é ruim vem para o bem. “Toda vez que fui repreendida por um sábio, isso me fez bem, mas eu me lembro de vezes em que a repreensão não fazia sentido para mim naquele momento, pois o patamar estava no carnal. Contudo, quando eu a entendia, eu mudava. Esse é o lado bom de ser repreendida”, salienta Cristiane.

Errar é humano e todos podem cometer falhas. A diferença está na forma como lidamos e agimos diante delas. “Se você reage à repreensão como se ela fosse algo comum e só mais um erro seu, você não está sendo humilde para mudar, mas, quando você não fica tentando encobrir o que aconteceu, você reconhece o que fez e aceita as consequências”, completa.

Cristiane ainda afirma que perder algo não é ruim, pois a mudança só acontece quando se sente a dor e as consequências do erro. “Se há amor, há repreensão. Os lugares que você vê que não têm repreensão não têm amor, pois neles estão vendo uma pessoa indo para o inferno, mas, mesmo assim, estão dando tapinhas nas costas dela. Por isso, a Bíblia diz que é melhor ouvir a repreensão do que uma canção”, conclui Cristiane.

imagem do author
Colaborador

Camila Teodoro / Foto: getty images