Como vencer o sentimentalismo

Confira 3 atitudes, apresentadas pelo Bispo Renato Cardoso, que vão lhe ajudar neste tema

Imagem de capa - Como vencer o sentimentalismo

A mente humana toma decisões por meio de dois filtros: a razão ou a emoção. Assim, há momentos em que a sensibilidade tem os seus benefícios. Entretanto, há pessoas que são extremamente dominadas pelo que sentem, quase que abandonando a racionalidade. E isso as atrapalha em diversas situações da vida.

É como aquela pessoa que fica para baixo quando tem as expectativas frustradas. Ela esperava receber uma mensagem no dia do aniversário e não recebeu. Então, ela fica magoada. Este tipo de posicionamento tende a ser depressivo, ansioso ou até impulsivo, dependendo do caso.

Fé x sentimentalismo

Porém, a fé genuína não funciona desta maneira. “Quando nós falamos de fé, estamos falando de algo que é totalmente oposto às emoções. A fé não precisa ver, sentir ou tatear. A fé só depende da certeza, que vem dá confiança na Palavra dAquele que prometeu”, explicou o Bispo Renato Cardoso, durante a programação “Inteligência e fé“, do dia 4 de janeiro.

Para exemplificar a ação da fé, o Bispo relembrou a história de Jairo, que tinha uma filha à beira da morte e que buscou a ajuda do Senhor Jesus: “Estando ele (Jairo) ainda falando, chegou um dos dos príncipes da sinagoga, dizendo: A tua filha já está morta, não incomodes o Mestre. Jesus, porém, ouvindo-o, respondeu-lhe, dizendo: Não temas; crê somente, e será salva.” Lucas 8:49-50

“Medo é uma emoção. E crer não tem nada a ver com a emoção. Jairo tinha que negar as emoções naquele momento e fortalecer a certeza de que as palavras de Jesus iriam se cumprir”, comentou o Bispo.

O que fazer?

Então, confira abaixo 3 pontos que você precisa compreender para vencer o sentimentalismo:

1) “Para vencer as emoções, você tem que se treinar a se focar nos fatos e não no que você sente sobre os fatos”, observou o Bispo.

2) “Eu não devo focar no que os outros falam ou no que eu sinto. Eu devo focar no que está escrito na Palavra de Deus, porque ela ignora as emoções”, continuou.

3) “Foque no que você pode fazer e não no que você não pode fazer”, concluiu.

Desse modo, coloque em prática as dicas que você aprendeu aqui (confira a mensagem na íntegra no vídeo abaixo). Além disso, é importante que você também participe dos encontros diários que acontecem no Templo de Salomão e em toda Universal (consulte o endereço aqui). Pois, assim, você receberá outras orientações para sua fé.

imagem do author
Colaborador

Da Redação / Foto: Getty Images