Como vencer a dor da traição

Confira os conselhos de Renato e Cristiane Cardoso

Imagem de capa - Como vencer a dor da traição

O relacionamento a dois precisa ser construído com parceria, respeito e dedicação do casal, quando um ajuda e acrescenta coisas boas na vida do outro. Por esse motivo, quando um dos dois comete adultério, é difícil, para quem foi traído, aceitar que o parceiro, que prometeu ser fiel em todas as circunstâncias, tenha esquecido esse voto tão importante. No A Escola do Amor Responde desta semana, os professores Renato e Cristiane Cardoso falam do assunto e aconselham uma aluna, que tem sofrido bastante depois que descobriu a infidelidade do marido.

Aluna – Meu esposo arrumou uma amante e ela vive ligando em casa, perturba minha família e meus filhos, mas ele não acredita quando falo que ela ligou. E o pior é que agora, depois de 23 anos juntos, ele decidiu que nosso casamento acabou e quer ficar com a amante. Eu não aceito, preciso de ajuda, preciso do meu marido e de minha família de volta. Me ajudem, pois estou destruída por dentro.

Renato – Aluna, entendo que ame o seu marido e que queira que ele volte para você, mas isso precisa acontecer em etapas. A primeira coisa que precisa acontecer é você ter a si mesma de volta, por que você se perdeu nesse casamento. Você está há anos lidando com uma amante, discutindo com ela, tentando convencer seu marido que isso não é aceitável e ele continua insistindo no comportamento errado. Você se perdeu nesse relacionamento, pois não tem se respeitado. Se tivesse dignidade e respeito por si mesma, jamais teria permitido que essa situação chegasse a esse ponto. Você já sofreu bastante nesses 23 anos e continua sofrendo dentro desse casamento. Não estou dizendo que a culpa seja sua, mas está tão perdida que quer seu marido de volta sem ao menos pensar no que já passou até aqui. Perceba como seu valor está diminuído. Ele traiu você, a tratou e tem tratado mal e tem humilhado você diante de seus filhos e das outras pessoas. Agora o que você precisa fazer não é se redimir com seu esposo, mas procurar a si mesma e se recuperar, para que um dia você possa restaurar seu casamento ou construir outra família ao lado de outra pessoa, mas isso é outra fase.

Cristiane – É incrível como você e muitas pessoas pensam que precisam salvar o casamento e o parceiro do erro que tem cometido. Aluna, primeiro você precisa se salvar. Você está chorando, deprimida e desesperada por um homem que largou você por outra mulher e que vive humilhando você. Quer dizer, é humilhação atrás de humilhação e você ainda acha que precisa salvar o seu marido dessa situação e trazê-lo de volta para você. É isso que você quer? Você quer que ele volte como se nada tivesse acontecido? Primeiro, você precisa cuidar de si mesma, aprender a se valorizar e ser forte para você e para seus filhos. Essa amante já mostrou que não é digna de um casamento. Ela tirou o seu marido de casa e ainda a maltrata. Esse relacionamento dos dois tem prazo de validade e quando ele quiser voltar com você – porque isso vai acontecer – coloque suas condições e não volte como se nada tivesse acontecido. Fale para ele que você não é mais aquela mulher que chorava enquanto ele pisava em você. Aluna, temos visto muitas mulheres, assim como você, serem humilhadas e acharem que devem lutar pelo amor, pois não podem perder o casamento. Entendemos que ninguém quer perder o casamento, mas, nesse caso, você já está perdendo e precisa fazer o que é certo para que algo aconteça e você reverta essa situação.

Renato – Como você pode “encontrar” o seu casamento estando perdida? É o mesmo que alguém que está se afogando querer salvar outra pessoa que também está se afogando.Não existe essa possibilidade. Então, Aluna, você se perdeu de si mesma, foi anulada pelo seu marido, sofreu abuso emocional por anos e agora você nem sabe quem você é nem sabe o valor que tem. É hora de parar de olhar para seu marido e começar a olhar para si mesma. Na “Terapia do Amor” nós temos ajudado as pessoas a fazerem isso, para que elas estejam bem em um relacionamento. Temos ensinado como se encontrar, como vencer os traumas e como não entrar em uma fria de novo.

Para saber mais como resolver os problemas da vida amorosa, participe das palestras da Terapia do Amor, todas às quintas-feiras, em uma Universal mais próxima de você. A cada palestra, casais, noivos, namorados e solteiros aprendem sobre o amor inteligente e como desenvolver o relacionamento a dois.

imagem do author
Colaborador

Por Rafaela Dias / Foto: Fotolia