Como ser uma mulher sábia na prática?

A base para ter sabedoria é estar sempre em comunhão com Deus. Entenda como fazer isso

Imagem de capa - Como ser uma mulher sábia na prática?

Muitas mulheres, principalmente as cristãs, já ouviram ou leram a passagem bíblica de Provérbios 14.1, que afirma: “A mulher sábia edifica a sua casa, mas com as próprias mãos a insensata derruba a sua.”

Essa foi uma das missões especiais que Deus deu à mulher: ser sábia. E, todos os dias, há uma luta para que elas façam uso dessa sabedoria, edificando, assim, a sua casa. Na teoria, isso parece algo natural, mas, na realidade, é necessário que a mulher tenha muito mais do que conhecimentos. É preciso, sobretudo, sacrifício e intimidade com Deus.

Mulheres sábias
Nos 66 livros da Bíblia Sagrada encontramos várias personagens que são exemplos de mulheres sábias. Podemos citar aqui duas que fizeram a diferença na vida do seu povo: Ester e Débora.

Ester, que antes teve o nome de Hadassah, chamava atenção por sua beleza, principalmente a interior, e pelo seu temor a Deus. Com sabedoria, ela ganhou a confiança e a admiração do rei Assuero e, usando de sábias palavras, soube defender e livrar seu povo da opressão.

Já Débora era uma dona de casa que foi escolhida para ser juíza. Ela foi a única mulher das Escrituras a ocupar um cargo político reconhecido e dado por seu povo porque fazia de tudo para o bem da nação. Com sabedoria, temor e reverência a Deus, ela foi a libertadora do povo hebreu na guerra contra os cananeus.

A casa é construída diariamente
Recentemente, em uma reunião para mulheres em Lisboa, Portugal, o Bispo Edir Macedo e sua esposa, Ester Bezerra, abordaram como a sabedoria da mulher é usada na prática. Eles salientaram que muitas mulheres não sabem que a base dessa virtude está na busca diária pela Salvação e pela comunhão com Deus. Só assim é que elas têm a direção de como devem agir diante das situações e para tomar as atitudes adequadas. “Trata-se da missão que a mulher tem: que é construir. Ela construiu ontem, está construindo hoje e amanhã tem que continuar construindo. Assim é por toda a vida”, destacou o Bispo Macedo.

Ele acrescentou que essa missão de edificar foi dada à mulher porque ela é forte, suas palavras têm grande peso e ela possui maior percepção dos detalhes, diferentemente do homem. Por causa disso, ela é capaz de corrigir o que está errado e impedir problemas em seus lares.

Ester Bezerra lembrou que a mulher sábia está sempre atenta espiritualmente e que, por isso, não se esmorece na Fé: “mais do que nunca, estamos perto da volta de Jesus, então, tem que haver essa preparação, como as cinco virgens esperando pelo Noivo com o óleo (leia em Mateus 25). O óleo é essa intimidade que temos de buscar todos os dias para que quando o Noivo chegar não estejamos distraídas”, concluiu.

imagem do author
Colaborador

Camila Teodoro / Foto: Getty Images