Como parar de procrastinar?

O hábito atrasa sua vida em todos os sentidos. Saiba como vencer este sentimento

Imagem de capa - Como parar de procrastinar?

Você tem o hábito de adiar certas tarefas, mesmo sabendo que são importantes? Fazer aquele relatório para seu chefe ou trabalho da faculdade? Organizar seu armário e tirar o que está velho ou que não usa mais? Ou você até começa algum projeto, atividade, mas não termina? O nome disso é procrastinação.

“Procrastinar é uma resposta automática e inconsciente a emoções desconfortáveis. O cérebro gosta de sentir prazer, então procrastinamos porque é prazeroso”, explica a especialista em fisiologia Debora Garcia.

Mas vai chegar um momento em que essas tarefas se acumularão e não poderão ser mais adiadas. E o pior é que provavelmente será mais doloroso e mais desagradável do que se você tivesse lidado com aquilo antes. E caso realmente não faça o que deve o resultado também será ruim: frustração, insegurança, descrédito.

A boa notícia é que há meios de se combater essa preguiça que atrasa nossa vida e ser mais produtivo no dia-a-dia. Debora explica os quatro pilares cruciais para driblar a procrastinação. Veja:

Organize seu tempo: crie uma agenda ou faça uma lista com todas as suas tarefas do dia. Cada vez que fizer uma, dê um “ok” na frente da atividade. Ao final do dia, com tudo feito, você se sentirá melhor.

Tenha habilidade emocional: entenda que as coisas precisam ser feitas mesmo que lhe gere um desconforto. Além de identificar as tarefas do dia, é preciso conseguir lidar com as emoções.

Auto-observação: tente identificar em quais setores da vida você procrastina. Sabendo delas, fica fácil reverter o problema

Evite ser perfeccionista: seja mais estimulante consigo mesmo. Encontre formas para fazer as coisas acontecerem e deixe de se auto julgar, cobrar.

Prioridades

Em seu blog, o apresentador da Escola do Amor, Renato Cardoso, dá outra dica para lidar com os sentimentos de procrastinação.

“Temos que criar o hábito de fazer o que é desagradável primeiro. Logo de manhã, fazer aquilo que você menos gosta e pronto. O resto do dia passará melhor do que se você deixar aquilo para fazer no fim do dia”, pondera.

Por exemplo: o clima está ruim no casamento? Resolva logo, conversem e se acertem. Afinal, será melhor do que acordar de cara emburrada no dia seguinte.

Faça o sacrifício

Há milhares de anos a Palavra de Deus já mostrou, com o exemplo de Abraão, que encarar logo o problema, não demorar para fazer as coisas, é a melhor forma de agir. Foi assim que ele fez quando Deus ordenou que os homens de sua casa fossem circuncidados (Gênesis 17:10,11).

Então tomou Abraão… todo o homem entre os da casa de Abraão; e circuncidou a carne do seu prepúcio, naquele mesmo dia, como Deus falara com ele.

Gênesis 17:23

Ele foi rápido, não ficou pensando, protelando, não adiou o que Deus mandou fazer. No mesmo dia obedeceu e fez o que era altamente doloroso. Esse era um padrão de comportamento de Abraão: o que o Senhor mandava, ele não demorava para executar. Seu sobrinho Ló, por outro lado, era bem lerdo nesse quesito. Até quando os anjos foram salvá-lo da destruição de Sodoma, ele ficou enrolando (leia em Gênesis 19:15,16).

“Assim é a história de muita gente, demoram para tomar atitude, mudar e, por isso, não progridem no trabalho, na família, na fé, porque são preguiçosas. O que é importante adiam, mas o que é irrelevante fazem na hora. Até quando você vai ser um Ló da vida? Não importa o quão difícil seja, faça prontamente. Mude, peça perdão, resolva os conflitos, etc. É difícil, mas ninguém vai alcançar os benefícios sem sacrificar”, fala o Bispo.

imagem do author
Colaborador

Rafaella Rizzo / Foto: iStock