Como não “explodir” diante da pressão causada pela pandemia

É preciso utilizar o canal de escape adequado

Imagem de capa - Como não “explodir” diante da pressão causada pela pandemia

Embora sejam usadas para combater a pandemia da COVID-19, as estratégias de isolamento social, quarentena e lockdown têm acentuado os problemas sociais que já existiam pelo mundo.

No Brasil, um estudo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) indicou que a depressão, por exemplo, duplicou entre os brasileiros, durante a quarentena.

Segundo o professor Alberto Filgueiras, chefe da pesquisa, ocorreu um avanço significativo dos dados relacionados à saúde mental dos brasileiros: “A prevalência de pessoas com estresse agudo na primeira coleta de dados foi de 6,9% contra 9,7%, na segunda. Para depressão, os números saltaram de 4,2% para 8,0%. Por último, no caso de crise aguda de ansiedade, vimos sair de 8,7% na primeira coleta para 14,9%, na segunda coleta”.

Assunto sério

Vale lembrar que a Organização Mundial da Saúde (OMS), igualmente, já apontava que 9% da população brasileira sofria com ansiedade, antes da pandemia. Assim, o País se classificava como o mais ansioso do mundo.

“A saúde mental e emocional das pessoas, durante esta pandemia, não deve ser ignorada pelas autoridades. Porque, as pessoas, neste isolamento, com a pressão causada pelos problemas financeiros, de estarem em casa com a família já tendo conflitos prévios à quarentena, por exemplo, acabam se tornando uma panela de pressão. Todo nós precisamos de um canal de escape. E quando as pessoas não sabem utilizar o canal de escape adequado, elas acabam explodindo sobre outras pessoas. Por isso, temos visto o aumento de violência doméstica, durante essa pandemia”, observou o Bispo Renato Cardoso, durante a programação “Inteligência e fé“, do dia 14 de maio.

O Bispo ainda acrescentou que o excesso de notícias negativas contribui para agravar o quadro. No início da pandemia, a OMS havia alertado, semelhantemente, para esse perigo.

O que fazer diante dos problemas?

Por fim, o Bispo esclareceu que existe um recurso mais eficaz do que gastar energia com brigas, desabafos ou violência. A solução está no Trono de Deus (Hebreus 4:16).

É por este motivo que em toda a Universal está ocorrendo o propósito especial “Domingo do Trono da Graça“. Confira no vídeo abaixo um trecho da reunião, do dia 10 de maio, em que o Bispo Renato esclareceu sobre o tema:

Acompanhe os cultos online que são transmitidos ao vivo, pela TV UniversalUniver VídeoRede Aleluia de rádio, pelos canais de televisão 21, CNT e Rede Família, além das redes sociais da Igreja (FacebookYoutube).

Domingo: 7h, 9h30, 15h e 18h.

Segunda-feira: 7h, 10h, 15h, 18h30 e 22h.

Terça a sexta-feira: 10h, 15h e 20h.

Sábado: 7h, 10h, 18h e 19h.

imagem do author
Colaborador

Daniel Cruz / Foto: Getty Images