Saiba como lidar com o familiar incrédulo

Cristiane Cardoso responde à pergunta de internauta. Veja

Imagem de capa - Saiba como lidar com o familiar incrédulo

Recentemente, a apresentadora e palestrante Cristiane Cardoso realizou uma live para responder à pergunta de uma internauta, sobre como agir em relação ao marido incrédulo.

Há 31 anos, essa esposa luta pela conversão do marido que, embora frequente a igreja, não pratica a Palavra de Deus. Antes, é orgulhoso e apegado ao dinheiro.

A dúvida dela é:

“Devo continuar lutando pela conversão dele ou só cuido da minha salvação?”

Desistir não é uma alternativa

Para Cristiane Cardoso, desistir do casamento não é uma alternativa para uma mulher de Deus, a não ser que o casamento esteja interferindo na Salvação dela.

“Ele simplesmente não tem a sua fé. Mas, ele não está atrapalhando a sua fé, porque nesses 31 anos você tem se apegado, ainda mais, com Deus. Se ele estivesse tirando o seu foco de Jesus seria ‘outros quinhentos’”, esclarece a apresentadora.

Ela explica ainda que todos nós temos um espinho na carne, isto é, uma situação difícil na vida que ainda não foi resolvida. Deus, inclusive, permite que elas existam para nos manter na fé, perseverantes, a fim de não nos acomodarmos.

“Sempre que você pensar em uma alternativa para resolver um problema, você tem que pensar o que essa alternativa vai trazer de benefício para a sua vida”, orienta Cristiane.

Ademais, a Bíblia não orienta a mulher se separar do marido se ele for incrédulo. Em vez disso, ela diz que a mulher cristã santifica o marido. O inverso também é verdadeiro. Portanto, ele (a) não deve se separar, salvo se ele (a) quiser.

Escolhas e consequências

Vale lembrar que, muitas vezes, nós mesmos nos colocamos em determinadas situações pelas escolhas que fazemos. Nós escolhemos casar com essa pessoa, então, não podemos culpar a Deus ou quem quer que seja.

Mas, a Bíblia nos ensina como lidar com essa situação:

“Porque o marido descrente é santificado pela mulher; e a mulher descrente é santificada pelo marido; de outra sorte os vossos filhos seriam imundos; mas agora são santos.” 1 Coríntios 7.14

Portanto, separar não é a solução. Em vez disso, seja um testemunho, santifique-o (a). Mas, nunca imponha a sua fé.

Você é um privilegiado

Cristiane destaca que a maioria das pessoas não entende a Palavra de Deus. No entanto, quando há esse entendimento, quando você tem um encontro com Deus e perde o amor ao mundo e a vontade de curti-lo, ou seja, quando você perde tudo isso e sobe no patamar espiritual, você é uma pessoa privilegiada.

“A maioria das pessoas não tem esse entendimento”, reforça. “E, nós, que temos, não podemos criticá-las, ficar com raiva ou desistir delas. Imagine se fôssemos desistir das pessoas que não querem Jesus? Essa não é uma opção. Veja quanto tempo Deus passou lutando por você? Jesus deu a vida dEle por nós há mais de dois mil anos e existem pessoas que demoram a vida toda para aceitá-lO. Imagine se Deus desistisse de nós?”, pondera a apresentadora.

Por outro lado, se o seu marido ou sua esposa exige que você escolha entre ele e sua fé, aí, neste caso, você tem de priorizar a sua Salvação e tomar uma decisão.

A Salvação é inegociável

Fora isso, o máximo que você deve fazer é orar e fazer propósitos por ele (a), dar testemunho. Ainda que ele (a) não valorize nada do que você faça, não desista: continue fazendo, porque está escrito que quem dá recebe.

“Deus está vendo o seu esforço, o seu sacrifício, a sua fé, e Ele vai te honrar. Então, não desista.  Se ele quer desistir, então, que desista, mas você, não! Quem está na fé, não desiste jamais, a não ser que o casamento esteja afetando a sua salvação (como o falado acima). Porque a nossa fé, a nossa salvação é inegociável, não tem concessão!”, ressaltou Cristiane.

Acompanhe abaixo a live na íntegra:

imagem do author
Colaborador

Jeane Vidal / Foto: Getty Images