Como lidar com as pessoas que lhe decepcionam?

Confira esta mensagem do Bispo Renato Cardoso sobre o tema

Durante a meditação que foi ao ar no programa Inteligência e Fé, desta sexta-feira (31), o Bispo Renato Cardoso explicou como lidar com as pessoas que, às vezes, decepcionam e não alcançam as expectativas. Isso pode ser vivenciado na relação entre pais e filhos, patrão e funcionários, esposa e marido.

Na Bíblia, temos o exemplo de como Deus lidou com Caim, quando ele ofereceu ao Altíssimo uma oferta inaceitável.

Oferta representa consideração

A história conta que dois irmãos, Abel e Caim, apresentaram suas ofertas para Deus. Abel entregou o melhor do seu rebanho, dedicando consideração, esforço e abriu mão do que tinha de mais valioso para o Senhor.

“Pela sua oferta, ele expressou a sua consideração para com Deus. Porque é isso o que a oferta representa. Muito mais do que o bem (o valor físico e material), ela representa o que o ofertante sente, pensa e considera em relação ao recipiente daquela oferta”, explicou o Bispo Renato.

Com isso, Abel foi aceito. No entanto, Caim, por sua vez, fez o contrário, pegou o resto e o que não tinha valor. Em outras palavras, Ele não considerou que Deus era digno de receber honra. Assim, sua oferta e sua pessoa foram rejeitadas.

Agindo com sabedoria

O Bispo Renato acrescentou que, contudo, Deus não pisou em Caim, mas mostrou para ele o caminho para ter um resultado diferente. “Isso mostra como a gente deve lidar com as pessoas que erram com a gente”, salientou.

Ele também explicou sobre a importância de saber aproveitar uma chance. “Tudo o que você tem que pensar é: eu posso tentar mais uma vez. Eu posso fazer melhor da próxima vez. Eu vou aproveitar esse feedback negativo e vou melhorar”, aconselhou.

Um alerta: faça melhor

Em tudo deve haver uma preocupação de como eliminar uma decepção, inclusive, na vida espiritual.

“Se você, na sua fé em Deus, ver que Deus está rejeitando a sua oferta, porque até hoje você não recebeu o Espírito Santo, até hoje vive no pecado, é uma pessoa inconstante, suas orações são vazias e frias, é porque sua oferta para Ele tem sido defeituosa. Você não tem feito o seu melhor, então, aproveite e melhore da próxima vez”, esclareceu o Bispo Renato.

Sendo assim, apenas fazendo o melhor você será aceito. Por isso, não fique olhando para os outros, faça a sua parte! Para o ano que vem, determine o que fará de melhor. “Deus não está lhe condenando por você ter errado, Ele está dando a chance de fazer melhor”, finalizou o Bispo.

Confira a mensagem na íntegra:

imagem do author
Colaborador

Débora Picelli / Foto: iStock