Como lidar com a insatisfação

Reflita sobre esta mensagem do Bispo Renato Cardoso

Durante a programação Inteligência e Fé, do dia 18 de maio, o Bispo Renato Cardoso observou que a insatisfação é da natureza humana. Entretanto, quando a pessoa está em Deus, ela se torna realizada e completa pelo que tem.

Por que isso é importante:

Na busca por preencher o vazio interior, as pessoas tendem a querer comprar bens materiais e serviços que prometem suprir aquela necessidade que elas têm de se sentirem mais realizadas ou até mesmo buscam isso em outras pessoas. Contudo, somente Deus pode fazer com que alguém seja plenamente feliz.

O quadro geral:

“É esta insatisfação que faz com que não importa o que ele tenha, não importa o que ele possua, o quão bom seja, não importa a quantidade, a qualidade. Não importa. Esta insatisfação natural dentro do ser humano vai sempre fazê-lo querer mais, querer o que o outro tem e desvalorizar o que ele tem. Este é um dos grandes problemas do ser humano”, apontou o Bispo Renato.

  • Foi por isso que Deus instituiu nos Dez Mandamentos: “Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.” Êxodo 20:17
  • O Bispo relembrou que esta insatisfação acomete todas as pessoas, não importa a nacionalidade. E é por isso que a publicidade se aproveita disso. Por exemplo, para as europeias, a publicidade vende bronzeamento; e, para as Filipinas, a publicidade vende cremes para “branqueamento” da pele.
  • Até mesmo as crianças mostram este padrão. Quando uma criança vê um brinquedo novo, ela logo o deseja e larga o brinquedo antigo.

O que notar:

“É o que infelizmente acontece com muita gente. Talvez, a maioria pessoas, infelizmente, são vazias procurando jogar para dentro desse vazio qualquer coisa que dizem para ela: isso aqui vai te fazer feliz. E elas não atinam para o fato de que isso não a satisfaz. Então, em vez de você procurar aquilo que os outros têm e ficar pensando “se eu tiver isso, eu vou ficar feliz”, procure o que realmente está faltando dentro de você, que é este conhecimento de Deus. Quando você conhece a Deus, então, Ele completa tudo na sua vida. E Ele te faz uma pessoa não só feliz com o que você já tem, mas, grato por qualquer coisa a mais que você vier a ter. Se você vier a ter ótimo; e, se não vier a ter, não há problema nenhum, porque o que você já tem é o bastante”

imagem do author
Colaborador

Da Redação / Foto: iStock