Como identificar o verdadeiro arrependimento?

O Senhor Jesus nos ensina, por meio da passagem da mulher adúltera. Entenda

Imagem de capa - Como identificar o verdadeiro arrependimento?

A apresentadora Josi Boccoli, do Programa Entre Nós, exibido semanalmente no canal Godllywood, no Youtube, trouxe uma importante reflexão acerca do episódio da mulher adúltera.

“E, pondo-a no meio, disseram-lhe: Mestre, esta mulher foi apanhada, no próprio ato, adulterando. E na lei nos mandou Moisés que as tais sejam apedrejadas. Tu, pois, que dizes? Isto diziam eles, tentando-o, para que tivessem de que o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, escrevia com o dedo na terra.  E, como insistissem, perguntando-lhe, endireitou-se, e disse-lhes: Aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela.”

Ela destaca que quando os fariseus a levaram até Jesus no intuito de apedrejá-la, ao contrário deles, que cheios de fúria a acusavam, Jesus viu ali uma mulher humilhada, envergonhada e profundamente arrependida dos seus atos.

E para a surpresa dos fariseus, Jesus os colocou –  e a todos ali presentes – na mesma condição espiritual daquela mulher: como pecadores e necessitados da misericórdia de Deus. Portanto, nenhum deles estava apto a julgar ou condenar quem quer que fosse.

Nem Ele, que é Perfeito, lhe condena!

Mas, somente Ele, que é Perfeito poderia julgar ou condenar aquela mulher. Mas, Ele não a julgou, tampouco a condenou. Em vez disso, fez com que todos os que a acusavam, desviassem sua atenção do pecado daquela mulher para os seus próprios. Assim, acusados pela própria consciência, se retiraram.

“E, tornando a inclinar-se, escrevia na terra. Quando ouviram isto, redargüidos da consciência, saíram um a um, a começar pelos mais velhos até aos últimos; ficou só Jesus e a mulher que estava no meio. E, endireitando-se Jesus, e não vendo ninguém mais do que a mulher, disse-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais.” João 8:4-11

“Embora aquelas pessoas não fossem tementes a Deus e não reconhecessem Jesus como Senhor, elas tinham a consciência do que é certo e do que é errado. E, claro, que a consciência delas acusou, porque todas foram embora”, observa a apresentadora.

Josi ressalta que nessa passagem, o Senhor Jesus mostrou que diante de Deus todos são iguais. Ou seja, a pessoa que mente, a que adultera, a que trai, ou aquela que conhece a Palavra de Deus e não segue: todas de igual modo são pecadoras diante de Deus. “Não existe uma balança para o pecado. Simplesmente, pecado é pecado. E Jesus quis mostrar isso, que diante dEle todos eram iguais”.

O verdadeiro arrependimento

Outro detalhe importante observado pela apresentadora foi a forma que a mulher adúltera respondeu ao Senhor Jesus, quando Ele lhe perguntou se ninguém a havia condenado.

“Ninguém, Senhor!”

A resposta dela mostra que ela já havia O reconhecido como seu Senhor e, de acordo com a apresentadora, isso foi o que fez toda diferença. “Porque o verdadeiro arrependimento começa quando eu reconheço Jesus como o meu Senhor, que só Ele pode me dar o perdão”, diz.

Ela acrescenta ainda que quando o Senhor Jesus diz: “Vai-te e não peques mais” quer dizer: “Eu te dou uma nova chance! Eu te dou uma nova vida, segue o seu caminho e não peques mais”.

Portanto, não importa qual erro você tenha cometido. Talvez, você já traiu seu companheiro, ou já foi amante de um homem comprometido, e por isso foi julgada e ainda carrega essa culpa dentro de si. Mas, saiba que Jesus diz a mesma coisa para você: “Nem eu também te condeno, vai-te e não peques mais”.

Enfim, se arrependa, reconheça Jesus como seu Senhor e mude de atitude. Pois, Ele te aceita e lhe dá uma nova chance, uma oportunidade de começar uma nova vida.

imagem do author
Colaborador

Jeane Vidal / Foto: Reprodução