Como fazer as pessoas gostarem de mim?

Saiba o que há de errado por trás dessa pergunta, que foi uma das mais feitas ao Google no ano de 2019

Imagem de capa - Como fazer as pessoas gostarem de mim?

Criado em 1998 com a missão de organizar a informação mundial tornando-a mais acessível, o Google é um dos websites mais visitados do mundo. Por dia são processados mais de um bilhão de solicitações de pesquisa. Devido a tantos acessos, o Google virou uma espécie de “guru” dos tempos modernos com o “Pergunte para o Google” como seu bordão. Ao ponto de, anualmente, sair o ranking das perguntas mais feitas e, em 2019, uma delas foi a “Como fazer as pessoas gostarem de mim?”.

Mas o que haveria de errado por trás dessa pergunta?

Aceitação x Autorejeição

Todo mundo quer ser amado. É um desejo inerente ao ser humano. Quem nunca sentiu medo em ser rejeito(a) que atire a primeira pedra.

Aliás, a rejeição, principalmente no período da infância e da adolescência, tem um impacto emocional que pode causar traumas profundos na vida de uma pessoa.

Estudos apontam que o sentimento de rejeição ativa o mesmo lugar no cérebro que controla as dores do corpo. Por isso, não é nenhum absurdo dizer que, ao ser rejeitada, a pessoa sente uma dor física. E não só a dor, mas o abalo na autoestima.

Logo, ser amado é não sentir a dor de ser desprezado. Porém, o grande problema está quando o foco é o de ser aceito e amado pelos outros. Pois, geralmente, isso está disfarçando um outro problema: a pessoa se autorejeita e espera que os outros deem a ela o que ela mesma não está dando para si.

A pessoa que se rejeita, sem perceber, não deixa o amor entrar em sua vida, por mais que queira isso.

Pois, é difícil amar alguém que não se ama. Sentirão pena, raiva, por muitas vezes, até irão evitá-la, menos amá-la.

Leia também:

O que é autorejeição?

 

Então, como fazer as pessoas gostarem de mim?

Mandiga? Simpatia?

Não. Simplesmente, fazendo consigo mesmo o que tanto espera que os outros façam: se amar.

A escritora Nanda Bezerra destaca que essa é a primeira decisão a ser tomada. E engana-se quem a limita apenas à valorização da aparência.  Ela explica que “a primeira coisa que você tem que trabalhar para se amar é dentro da sua cabeça. São os pensamentos que rondam a sua mente, as ideias que você alimenta”.

O que você pensa sobre si mesma? Não aceite mais esses pensamentos ruins ao seu próprio respeito. Nanda ressalta ainda que cada pessoa é única. “Igual a você não existe ninguém neste mundo. Invista em si mesma, em coisas que acrescentem em sua vida”, afirmou.

A lógica é simples: só se investe naquilo que é considerado interessante. Então, quanto mais você investe em si mesmo(a), mais tem consciência do seu valor e isso gera segurança. E poucas coisas são mais atraentes em uma pessoa do que a segurança que tem em si.

O contrário é igualmente verdadeiro: a insegurança repele, porque faz a pessoa depender dos outros; do que falam e pensam sobre ela.

“Quando você começa a se amar, as outras pessoas passam a te olhar com outros olhos. Você não fica implorando carinho e atenção, daí o carinho e a atenção virão naturalmente sem precisar implorar”, finalizou a escritora.

Se ame como Ele te ama

Contudo, mesmo sabendo de tudo isso, muitos travam verdadeiras batalhas quando o assunto é amor próprio. E só há uma forma de vencê-la: conhecendo Aquele que o ama e foi capaz do maior sacrifício já feito por causa deste amor, o próprio Deus.

As palestras da Terapia do Amor, acontecem na Universal todas as quintas-feiras, e têm como objetivo levar as pessoas a conhecerem o Autor do Amor, pois é impossível aprender a amar sem antes O conhecer.

Encontre aqui o endereço de uma Universal mais próxima.

imagem do author
Colaborador

Núbia Onara / Foto: Getty Images