Como evitar o golpe do falso emprego?

Veja aqui sete dicas para não cair nesta armadilha

Imagem de capa - Como evitar o golpe do falso emprego?

O Brasil tem hoje 8,6 milhões de pessoas desempregadas, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Nesse cenário, muitos aproveitadores usam da boa-fé dos brasileiros para aplicar golpes.

O que você precisa saber:

Os anúncios falsos de trabalho podem chegar de várias formas, uma das mais usadas é a internet. Só em 2018, foram mais de 860 mil acessos e compartilhamentos de falsas vagas de emprego.

Os links maliciosos são espalhados em redes sociais e aplicativos de mensagem. Os golpistas também usam bancos de dados de pessoas desempregadas para ligar para elas ou mandar e-mail. Por isso, o primeiro passo para não cair em armadilhas é verificar se a vaga é verdadeira.

Fique atento:

Recentemente, três pessoas foram presas em São Paulo por suspeita de fazer parte de uma quadrilha que aplicava esse tipo de golpe. Os suspeitos cobravam das vítimas uma taxa que chegava a R$ 8.000 para participar de cursos de formação para supostas vagas de jovem aprendiz.

Dicas importantes:

Veja algumas dicas para não cair em golpes.

  • Nunca clique e nem informe dados em links suspeitos.
  • Procure sempre confirmar a veracidade das informações nas páginas e sites oficiais dos envolvidos.
  • Fique atento se a descrição da vaga é muito genérica, se não contém informações importantes sobre o cargo e destaca que o preenchimento dela é urgente.
  • Também suspeite de vagas com salários e benefícios muito altos, que não condizem com a carga horária ou cargo concorrido.
  • Quando alguém entrar em contato para oferecer uma vaga, pesquise sobre a pessoa e a empresa e veja se há de fato uma vaga aberta.
  • Empresas não cobram taxas como pré-requisito para participar de um processo seletivo, realização de exames admissionais ou cursos necessários para uma suposta contratação. Evite realizar qualquer tipo de investimento de vaga oferecida, mesmo que haja promessas de reembolso.
  • Na primeira fase, os recrutadores só precisam das suas informações básicas para contato, portanto, não prossiga a conversa caso dados pessoais e/ou bancários forem exigidos antes da contratação.
imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: iStock